Para escrever uma palavra com hieróglifos, cada som deve ser representado por um glifo.
Em hieróglifo (hi-e-ró-gli-fo) a sílaba tônica é o ró, sendo uma palavra proparoxítona e em hieroglifo (hi-e-ro-gli-fo) a sílaba tônica é o gli, sendo uma palavra paroxítona. A palavra hieróglifo – proparoxítona - é considerada a mais correta e socialmente aceita, devendo ser a mais utilizada.
Os hieróglifos egípcios são divididos em duas categorias principais: ideogramas e fonogramas. Os ideogramas são desenhos que representam diretamente um objeto, ao passo que os fonogramas representam sons. Como os egípcios de antigamente não usavam vogais na forma escrita da língua, os fonogramas normalmente simbolizam consoantes.
Ou seja, apenas pessoas com certo tipo de poder na hierarquia podiam fazer uso do hierógrafo. Dessa forma, o hierógrafo é considerada uma das formas mais antigas de escrita. Isso porque, foi desenvolvida ainda no Egito Antigo e era utilizada, principalmente, para marcações em túmulos e templos.
A escrita egípcia não representava vogais, apenas consoantes e semivogais. A partir do período ptolemaico, alguns sinais foram adaptados para representar vogais dos nomes dos governantes estrangeiros (como Cleópatra e Ptolomeu, que eram nomes gregos) .
Quais as etnias que compõem o povo brasileiro?
Como o juiz abre uma audiência?
Como acabar com birra de criança de 4 anos?
Como corrigir minha redação sozinha?
Onde é comum encontrar a expressão não a vaga que dá nome ao poema?
Como o amido se difere da celulose em estrutura e função?
Como surgiu os primeiros microorganismos?
Como o professor pode atuar em sala de aula para promover o conhecimento dos alunos?
Como surgiu as primeiras máquinas térmicas?
Como surgiram os primeiros instrumentos musicais na história?
Como o nome sugere o Soneto de separação tem como tema a separação de que?
Quando surgiu a pipoca gourmet?