A expressão há dez anos, sem o advérbio atrás, é a forma mais correta. A expressão há dez anos atrás, embora redundante, é a mais utilizada pelos falantes.
A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
Embora seja comumente utilizada pelos falantes da língua portuguesa, a expressão há vinte anos atrás é considerada como um pleonasmo vicioso. A expressão correta é há vinte anos.
Quando escrever “há anos” ou “a anos”?Há anos.OBS: Os verbos haver e fazer, quando estão indicando tempo passado, não devem ser colocados no plural. O haver também não vai para o plural quando adota o sentido de “existir”. Exemplos:A anos.
38 curiosidades que você vai gostar
O nome ano vai para o plural, concordando, em número, com o numeral cardinal «cento e um» (cem anos mais um ).
Anos é o plural de ano.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos!
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo. A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
A expressão há dez anos, sem o advérbio atrás, é a forma mais correta.
...
Formas desaconselhadas:há dez anos atrás;há cinco anos atrás;há vinte anos atrás;há muitos anos atrás;há vários anos atrás;há alguns anos atrás;há poucos anos atrás;…
Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração. Exemplos: “Há um ano que não bebo cerveja.”
Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.
a. O “há” é a conjugação do verbo haver, enquanto “ah” é uma interjeição, e o “a” pode ser um artigo definido ou preposição. b. O “à” é uma interjeição superlativa, enquanto o “a” se refere apenas ao artigo definido e o “há” é uma locução adverbial de tempo.
Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.
Convém explicar melhor. Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular. Há cerca de cinco anos, ingressei no mercado de trabalho.
Flexão de aninho. Diminutivo de ano. Exemplo de uso da palavra Aninhos: Quantos aninhos você está fazendo?
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Idade ou tempo de existência, medido em períodos de 12 meses (ex.: a empresa vai fazer 26 anos).
Ambas as formas são possíveis. São efetivamente dois os anos a que nos referimos: o oitavo e o nono.
1 período, época, temporada, etapa, fase. Exemplo: O ano letivo já começou. No plural - Tempo de existência: 2 idade, existência, vida, duração, tempo.
Como se tornar uma pessoa fria e calculista?
Como faço para me inscrever no BBB 2021?
Qual a melhor maneira de se relacionar com os outros?
Quais são os princípios informativos do processo?
Como medir a temperatura do cachorro pela orelha?
Como faço para reativar a inscrição estadual?
Como se tornar uma pessoa bem resolvida?
Como ativar funcionário no ponto secullum 4?
Como manusear o dreno Portovac?
Como reativar conta do Discord?
Como citar o nome de um livro na redação?
Como se posicionar no Instagram?
Como me apresentar num discurso?
Como medir 100 ml no copo americano?