4 passos para escrever um discurso profissional – Por Mario Porto
Para tirar o máximo de seus discursos, os bons oradores demonstram entusiasmo, contam histórias e experiências pessoais, utilizam citações e escrituras e falam por meio do poder do Espírito Santo.
Uma introdução que transmita proximidade, um desenvolvimento da história que aborde o mais relevante e um desfecho inspirador são fundamentais. Antes de redigir um discurso motivacional, anote em um papel os pontos que serão abordados. Assim, será mais fácil dar forma e sentido ao texto.
Fala pausada Mesmo tendo domínio do assunto que está apresentando, não deixe de fazer pausas entre as falas, deixando que o seu público reflita sobre o que você está falando. Além disso, falar pausadamente evita que você se canse e tenha que tomar litros de água enquanto discursa para a sua plateia.
O discurso objetivo é aquele em que o EU da pessoa que fala se esconde, fala dos outros, de fatos do mundo exterior, e não se coloca no meio dos comentários. É o discurso característico da dissertação onde predominam conceitos amplos e abstratos, ou da narração em terceira pessoa onde o narrador é apenas um observador.
Para escrever um bom discurso, comece identificando o propósito e o público. Depois, você pode construí-lo de uma forma que ele seja animador e bem estruturado. Sempre revise o discurso para que ele esteja o melhor possível antes de apresentá-lo.
Molde o discurso para se adequar ao público. Por exemplo, se o seu público é composto de pessoas entre 20 e 30 anos que promovem a responsabilidade social, o discurso pode ser leve, envolvente e com uma linguagem especializada, que você sabe que todos vão entender. Escolha de um a três pontos fundamentais para o discurso.
Fale sobre algo que envolva seus colegas de trabalho, chefe ou outras pessoas na plateia. Se quiser, comece seu discurso com essa história e use-a como base para tecer seus agradecimentos. Mencione as pessoas que ajudaram você. É um belo gesto dar crédito às pessoas que ajudaram você a alcançar os objetivos que o levaram a ser premiado.
Fale sobre algo que você comentou anteriormente para que as pessoas se lembrem do propósito do seu discurso. Por exemplo, você pode falar sobre termos como “unidade”, “envolvimento” e “consciência social”, repetindo-os ao menos duas vezes. Comece falando sobre esses termos e faça repetições ao longo do discurso.
Qual a posição da Hinode no mercado?
O que é comprimento e como medimos?
O que você sabe sobre a cidade de Brasília?
Quantos km um Corolla 2017 faz por litro?
Quando se preocupar com o tamanho da cabeça do bebê?
Quais os peixes menos contaminados?
Qual a importância da anamnese ou avaliação física?
Quem compra imóvel paga imposto?
O que significa atribuição da Creative Commons?
Quais são os cinco agentes ambientais?
Quem tem direito ao auxílio extra?
Qual o melhor pássaro para crianças?
O que acontece com o corpo quando você corta o açúcar?
O que não te contaram sobre o Pós-parto?