excelentíssimoexcelentíssimo | adj....ex·ce·len·te |eis| ou |es|
Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”.
Se escrever à mão, assegure-se de que todas as letras são legíveis. Coloque a carta no posto dos correios assim que tiver a certeza de que não contém nenhum erro. Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se dirigir a um juiz, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.
Não consegui formar uma opinião sobre o tema, afinal o uso do tratamento "Vossa Excelência" para peticionar junto ao Juiz de Direito é tão comum do dia-a-dia de qualquer advogado que, no mais, acaba sendo assimilado como correto.
O melhor momento para se mandar uma carta a um juiz é antes de uma sentença formal, porém depois de um veredito. Assim, você não corre o risco de revelar informações que poderiam afetar o caso negativamente.
Senhor. No tratamento oral directo com juízes, nos tribunais, o tratamento Exmo. é cada vez menos usual, sendo apenas usado o tratamento Sr. Dr.. Para os magistrados do Ministério Público, o tratamento cerimonioso é Digno. Sirvam os seguintes exemplos:
Qual o dia de acender vela para Xangô?
Quais são os alimentos que não contém glúten?
Quanto tempo demora para ver o resultado da abdominoplastia?
O que podemos fazer para prevenir as lesões?
O que é eliminação de toxinas?
Quais as cidades mais altas do Nordeste?
Como também é conhecida a agilidade?
Qual o melhor tratamento para uma pessoa bipolar?
Quantas pinturas têm na Capela Sistina?
Quem tem autismo tem uma vida normal?
Quando o funcionário perde o direito do adiantamento salarial?
Quem tem problema no fígado pode beber?
Quantos ml tem uma xícara de café expresso?