O navio negreiro – ou “tumbeiro” – foi o tipo de cargueiro usado para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na América. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo negros se metiam no “infame comércio”.
Os africanos escravizados eram mantidos nus, separados por sexo e os homens permaneciam acorrentados a fim de evitar revoltas. Já as mulheres, sofriam violência sexual por parte da tripulação. Por vezes era permitido que pequenos grupos subissem ao convés para um banho de sol.
Os navios negreiros que transportavam africanos até o Brasil eram chamados de tumbeiros, porque grande parte dos negros, amontoados nos porões, morria durante a viagem.
Fique a conhecer oito exemplos de navios, com bandeira portuguesa, ao longo desse período:
A venda dos escravos vindos da África era feita em praça pública, através de leilões,mas o comércio de negros não se restringia à venda do produto do tráfico. Transações comerciais com escravos eram comuns.
Os navios negreiros, em geral, comportavam, em média, de 3 africanos que ficavam presos nos porões em uma viagem que se estendia durante semanas. Partindo de Luanda, a viagem para Recife durava 35 dias, para Salvador durava 40 dias e para o Rio de Janeiro durava de 50 a 60 dias.
O transporte de escravos da África para o Brasil era feito em condições precárias, amontoados nos porões de navios. Durante o trajeto, muitos homens e mulheres morriam e os corpos eram lançados ao mar. Aqueles que sobreviviam a viagem eram vendidos no Brasil pelos comerciantes portugueses como se fossem mercadorias.
Os ''tumbeiros'' ou ''navios negreiros'' eram os navios que traziam os escravos da Africa. Eles recebiam esse nome(tumbeiros) por que a maioria dos escravos morriam durante a viagem,eles morriam por causa das péssimas condições de higiene,falta de alimentação,água e etc.
O avanço dos ideais liberais e a defesa da liberdade e dos direitos dos homens deram reforço aos movimentos que defendiam a abolição do trabalho escravo. No continente americano, a primeira questão de destaque foi a proibição do tráfico negreiro.
Alguns desses nomes chegaram à lista dos 10 principais nomes de barcos de 2020:
Interior de um navio negreiro, pintura do artista alemão Johann Moritz Rugendas. (aprox. 1830). Os escravizados africanos foram retirados de seu continente num processo conhecido como diáspora africana .
Duas revoltas a bordo de navios negreiros entraram para a história. Uma foi a do Amistad, em 1839, que virou um filme famoso dirigido por Steven Spielberg, onde os negros mataram toda a tripulação. A outro foi a do navio Kentucky, de 1845, só que nesse a tripulação levou a melhor e matou todos os insurgentes.
A partir de 1432 quando o navegador português Gil Eanes levou para Portugal a primeira carga de escravos negros vindos da África que os portugueses começaram a traficar os escravos com as Ilha da Madeira e em Porto-Santo. Mais adiante os negros foram trazidos para o Brasil. A história dos navios negreiros é das mais comoventes.
Como era um navio negreiro da época da escravidão? O navio negreiro – ou “tumbeiro” – foi o tipo de cargueiro usado para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na América. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo negros se metiam no “infame comércio”.
Como adicionar jogos da Steam no GeForce Now?
Quantos kg dá para perder em 1 mês?
Qual o melhor jeito de dormir para perder barriga?
O que fazer quando o banco não dá baixa no gravame?
Como pensar em um nome para sua empresa?
Como conseguir token de reembolso LoL?
Como eu percebo que o estado emocional e mental do estudante interfere em sua aprendizagem?
Como percebemos essa ligação do frevo com a tradição?
Faz mal usar o óculos com a validade vencida?
Como perder 9 quilos em uma semana?
Como evoluir farfetch de Galar Pokémon GO?