O estado emocional do aluno vai ajudar ou atrapalhar seu rendimento e adaptabilidade ao cenário escolar. ... Isso se dá através de aspectos como contato visual, interação, respeito mútuo, reflexão sobre os alunos após as aulas.
A forma como somos estimulados, motivados a acreditar em nossas capacidades, nos impulsiona a aprender ou não. O clima emocional em que estamos inseridos e a qualidade das nossas relações são determinantes para enfrentar os desafios de cada etapa da aprendizagem.
De forma recíproca o aprendizado também é afetado pelas emoções: "aprendizagem então é um processo profundamente emocional – dirigido, inibido e guiado por diferentes emoções, incluindo medo e esperança, excitamento e desespero, curiosidade e ansiedade" Ou seja, existe uma relação dialógica entre emoção e aprendizagem.
As reações emocionais identificadas foram: medo, tristeza, depressão, raiva/revolta e ansiedade/estresse. Essas reações, segundo os autores, estão presentes tanto no momento do diagnóstico como na maneira de lidar com a doença ao longo do tratamento.
Os problemas de índole emocional na criança traduzem-se, geralmente, no bloqueio da capacidade de comunicar, imaginar, pensar ou num agir constante que não lhes permite enfrentar as exigências escolares e focar a atenção nas aprendizagens.
Muitos são os sentimentos que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem: as emoções, empatia, o estímulo, à interatividade, a espontaneidade em poder apresentar ideias e não ser reprimido pelos outros, a partir da criação de um ambiente seguro.
As emoções são processos desencadeados por um acontecimento, pessoa, situação que é objecto de uma avaliação cognitiva que nem sempre é voluntária. A emoção é um fenómeno subjectivo que pode pressupor reacções biológicas e físicas. ... São o produto dos afectos e das experiências emocionais.
O desenvolvimento emocional envolve o aumento da capacidade de sentir, entender e diferenciar emoções cada vez mais complexas, bem como a capacidade de autorregulá-las, para que o indivíduo possa se adaptar ao ambiente social ou atingir metas presentes ou futuras.
Dificuldades emocionais na aprendizagem Sandra Silva Agrupamento de Escolas de Marvão As dificuldades na aprendizagem caminham lado a lado com problemas emocionais. São inúmeras as questões emocionais e comportamentais que se manifestam através da dificuldade no desempenho escolar e adquirem forma visível no insucesso escolar.
“Um ambiente que favorece relações mais respeitosas e horizontais tem uma influência direta não apenas na saúde mental de todos, mas também na aprendizagem. Em escolas em que os docentes conseguem colaborar e pensar junto, os alunos também têm um melhor desempenho”, explica.
LEIA MAIS Como as competências socioemocionais promovem saúde mental? Em uma pesquisa inicial, as jovens descobriram que existem cerca de 35 milhões de adolescentes entre 10 a 19 anos com algum transtorno de saúde mental.
As dificuldades na aprendizagem caminham lado a lado com problemas emocionais. São inúmeras as questões emocionais e comportamentais que se manifestam através da dificuldade no desempenho escolar e adquirem forma visível no insucesso escolar. A emoção está na base de toda a aprendizagem.
O que faz o Assessor do promotor de justiça?
Quais são os cuidados que devem ser tomados durante uma pesagem?
Que se declare pobre nos termos da lei 7115 83?
Quais os parâmetros de avaliação que predizem o sucesso no desmame ventilatório?
Como limpar cache no emulador?
Quanto tempo para se recuperar de uma cirurgia no pé?
Qual o refrigerante mais engorda?
O que fazer para se afastar de pessoas tóxicas?
Quem era Sócrates e o que ele defendia?
Quais os requisitos do usucapião de bem móvel?
Quando serão arbitrados os honorários?
Quantos ganha um pedreiro na Suíça?
Tem como cancelar a biometria no Banco Bradesco?
Porque a Mata Atlântica é um hot spot?
Qual é o sintoma de câncer na laringe?
Quais as possibilidades e impossibilidades de revogação da doação?