Até o século XVIII, a luz era utilizada de forma privada. Desse modo, não existia conceito de iluminação pública. Os lampiões e lamparinas eram usados de forma fixa nas casas ou de maneira portátil quando alguém saía. Desse modo, as ruas à noite eram ambientes escuros e perigosos.
O recipiente onde era colocado óleo de baleia e continha um pavio encravado num pedaço de cortiça que gerava uma chama começou a iluminar os caminhos das terras Tupiniquins. Em 1794 no Rio de Janeiro a iluminação nas ruas utilizando lamparinas a base de óleos vegetais ou animais foi oficialmente instaurada.
Eram pratos com gordura animal e um pavio que queimava e só depois de Cristo que surgiram as velas em forma de bastão que conhecemos hoje. Na idade média esses objetos serviam para iluminar todos os locais. Elas passaram de artigos de luxo para o consumo de toda a sociedade. Depois da vela, surgiu a lamparina.
Até o século XVIII, não existia iluminação pública – nos momentos de festas e comemorações, a população iluminava as fachadas das casas com as velas feitas de sebo e gordura. No século XIX, algumas cidades brasileiras passaram a ser iluminadas com lâmpadas de óleo de baleia.
Antigamente as cidades não tinham energia elétrica, a única fonte de luz era o Sol e com o tempo surgiram os lampiões, apenas as casas mais ricas possuíam um sistema próprio a gás. No Brasil, só em 1883 surgiu a primeira usina termelétrica e em 1889 a primeira hidrelétrica.
17 curiosidades que você vai gostar
A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia eólica (vento), a energia hidráulica (da água) e dos músculos dos animais domesticados.
Na hora de passar, era usada uma brasa colocada em um compartimento dentro do ferro. Era preciso ter muita atenção, pois a fuligem da brasa poderia sujar a roupa. Também acontecia de o ferro esquentar muito e queimar o tecido.
Antes dela, as casas eram iluminadas por velas, que às vezes causavam incêndios enormes – como os que queimaram metade de Copenhague no século 18. Em 1879, o americano Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica incandescente para acabar com esse perigo.
DURANTE MUITOS ANOS, A ÚNICA FONTE DE ILUMINAÇÃO QUE AS PESSOAS TINHAM ERA O SOL. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, APRENDERAM A USAR A LUZ PROVENIENTE DO FOGO. ESSE É O PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO DE VELAS E DE LAMPIÕES. A VELA É UM INVENTO MUITO ANTIGO, E AINDA O UTILIZAMOS QUANDO HÁ AUSÊNCIA DE LUZ ELÉTRICA.
Quem toma remédio pra dormir pode beber cerveja?
O que faz um centro espírita kardecista?
Quais são os principais ramos da Química?
Quais são as veias do dedo anelar?
Qual é a diferença entre infração e inflação?
Quando vc sonha com algo e acontece?
Quantos graus de óculos é considerado deficiente visual?
Como saber o que me causou alergia?
Quando se faz a portabilidade precisa cancelar?
O que vem a ser o produto de software?
O que é prestação de contas de gestão?
Como configurar Wi-Fi 2.4 GHz?
O que é considerado maus-tratos a cachorro?
O que fazer para evitar autismo?