Beijar o animal pode conter riscos A saliva dos cães pode transmitir várias doenças, inclusive a Raiva! Por isso, se for adepto do beijo em cachorros, tenha certeza que o pet está com a carteira de vacinação em dia!
A resposta é: depende. Considerando que tanto o seu animal de estimação quanto você estejam com a saúde em dia, o risco de doenças é extremamente pequeno. Dar um beijinho no seu cachorro ou no seu gato pode, sim, ocasionar a troca de bactérias entre as partes envolvidas.
Apenas duas espécies de animais se beijam: os chimpanzés e os bonobos (chimpanzés-pigmeus). Entre os chimpanzés, a prática (que também inclui abraços) ocorre depois um confronto. Para os primatas, o beijo é uma forma de reconciliação, e não um ato afetivo, sendo mais comum entre machos.
Enquanto há culturas em que as pessoas não economizam beijos, há os que nem sequer usam os lábios nas suas interações pessoais. Os polinésios, maoris e inuits preferem usar os narizes. Os índios de uma tribo isolada no Equador, os cayapas, simplesmente cheiram a mão dos amigos ao cumprimentá-los.
Aves se bicam, cães lambem, cavalos e gatos trocam carícias. Assim como os seres humanos, vários outros animais tendem a apresentar um comportamento de beijar também. Eles instintivamente mostram amor, carinho, paz, respeito e amizade através do contato físico direto entre si e para com seres de outras espécies.
38 curiosidades que você vai gostar
Há indivíduos que reclamam de alergias por conta da pelagem dos felinos. Então, pelo de gato faz mal? De acordo com estudo publicado pela Universidade de Cambridge, não é bem assim. Segundo a pesquisa, alguns tutores têm reação devido a uma proteína encontrada na saliva e na pele dos gatos.
A alergia é uma das principais situações relacionada com os gatos e pode ser desencadeada pelo contato com os pelos dos gatos. Os principais sinais e sintomas de alergia respiratória são espirros, inchaço das pálpebras dos olhos, problemas respiratórios e até mesmo asma em algumas pessoas.
Como pegar seu gato corretamente
Portanto, a melhor forma de pegar seu gato é colocando uma mão no peito dele e outra na barriga. Só então, você deve levantá-lo com cuidado. Uma outra maneira também eficiente de pegar seu gato no colo é segurando o felino e o apertando contra seu corpo.
A melhor forma de segurar um bichano é colocando as mãos na parte do peitoral e barriga para levantá-lo com cuidado. Isso deve ocorrer sem movimentos abruptos para não assustar o bichano e é ideal para quando precisa mover o animal, dar carinho ou retirá-lo de um móvel específico.
O bichano sente-se protegido com o humano
O felino deita no colo do humano, pois se sente protegido com a companhia do tutor. Compreenda que o felino vai contar com você para que nenhum perigo se aproxime, sendo assim, valorize esse tipo de reconhecimento do animal.
Se o seu gatinho dorme de barriga para cima, considere-se muito sortudo. Isso significa que ele se sente completamente confortável e protegido para dormir na posição que deixa sua barriga mais vulnerável. Essa atitude é um grande sinal de confiança do bichano com você!
O que é a doença do gato: toxoplasmose
Trata-se de uma doença infecciosa, causada pelo parasita Toxoplasma gondii.
Algumas doenças como a toxoplasmose, esporotricose e doença da arranhadura do gato podem ser transmitidas do gato para os humanos e a seguir falaremos um pouco sobre cada uma com o intuito de desmistificar e ajudar na prevenção.
O pêlo do gato não cega, mas sim uma doença que ele transmite: a toxoplasmose. Ela é causada por um parasita chamado toxoplasma, que se transmite por meio das fezes dos felinos.
Porém, o real motivo para você não olhar nos olhos dos gatos é que, para eles, um olhar fixo em sua direção significa que você está o ameaçando ou que você quer lutar com ele, então, isso pode fazer com que o animal ataque como forma de defesa.
Contudo, quando a toxoplasmose não é tratada podem levar à cegueira. Mas se o seu sistema imunológico está enfraquecido, especialmente como resultado do HIV/Aids, a toxoplasmose pode levar a convulsões e doenças potencialmente fatais, como a encefalite - uma infecção cerebral grave.
No entanto, alguns sintomas podem surgir, como:febre;ínguas pelo corpo;cansaço;dor muscular e nas articulações;dor de cabeça e de garganta;dificuldade para enxergar;manchas avermelhadas pelo corpo.
Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.
Os gatos gostam de reivindicar o seu território marcando-o com o seu cheiro. Quando dormem em cima de si, podem estar a marca-lo como deles. Os especialistas advertem que esta pode ser uma forma de os gatos dizerem que gostam de si.
Ele só faz isso para te proteger. Por mais que você não goste de tê-los em cima da cama, eles querem ficar ali de guardas para que se algo ou alguém com más energias se aproximar, ele esteja ali para nos proteger.
No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono. Outro sinal que confirma como o gato escolhe o dono é pelo comportamento. Se ele ronrona perto de você e te pede carinho, saiba que ele confia e gosta de você.
Quando eles escolhem um dono, usam seu instinto para optar pelo caminho certo. A forma principal de fazer isso é através da correspondência vibracional. Isso se aplica da mesma forma que nós humanos gostamos de passar tempo com pessoas que se encontram no mesmo nível vibracional que nós.
O gato quer sua atenção
De acordo com a Dra. Mikel Delgado, especialista em comportamento de gatos da Rover, seu gato pode estar te encarando porque está entediado ou porque está acostumado a fazer contato visual antes que coisas boas acontecem, como conseguir petiscos.
Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos. Assim, os gatos escolhem seus donos por se sentirem confortáveis e por receberem boas condições de vida.
Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.
Qual o melhor colirio para pressão ocular?
Como usar Permenati loção mata piolho?
O que significa CPP na cadeia?
Como funcionam as garrafas Retornaveis?
Como funciona margem para empréstimo consignado?
Para quais resíduos precisam do Cadri?
O que passar em queimadura de ácido?
Como deixar currículo na americanas?
O que fazer com queimadura de água oxigenada?
Como tratar o peixe com bexiga natatória?
O que passar no corpo para picada de percevejo?
Como clarear mancha de queimadura de gelo?