Realize a leitura ativa em voz alta Assim, fica mais fácil evocar as informações na hora em que isso for necessário. Essa técnica também ajuda o leitor a entender conteúdos mais complexos, colocar suas ideias em ordem para escrever de forma clara e identificar erros de gramática e estrutura textual.
Assim, podemos afirmar que existem diferentes tipos de leitura: uma leitura prévia, uma leitura seletiva, uma leitura analítica e, por fim, uma leitura interpretativa. Como interpretar um texto?
Os textos informativos podem ser jornalísticos ou técnicos, sendo que os textos informativos técnicos são manuais de instrução ou bulas de remédios, por exemplo. No âmbito estrutural, muitos textos informativos são compostos por uma breve introdução, desenvolvimento e conclusão.
A linguagem utilizada em um texto informativo deve ser clara, direta e objetiva, e devem ser mencionados conceitos concretos e reais, juntamente com a referência de fontes e exemplos. Normalmente, os textos informativos não têm figuras de linguagem que podem remeter a difícil interpretação, como metáforas e paradoxos.
Em muitos casos, não existe diferença entre um texto informativo e um texto expositivo. Isso porque a informação também é um dos seus principais recursos linguísticos de um texto expositivo. À informação se juntam, ainda, conceituação, definição, descrição, comparação e enumeração.
Como proteger meu celular sem capa?
Como desbloquear todas as abas da planilha?
Como funciona o programa Radmin?
Como proteger o ouvido do cão na hora do banho?
Qual o melhor documentário da Netflix?
Como evitar que o couro sintético descasque?
O que estudar para o vestibular da Puc-campinas?
Como desinflamar o tendão de Aquiles?
Como criar tilápia em clima frio?
Como funciona um diodo varicap?