Algumas estratégias possíveis para lidar com a morte de um paciente incluem as seguintes:
Ao falar com o paciente/familiar:
Referido pacto tem como principal mecanismo de defesa a negação da morte e do sentimento de impotência frente a ela. Sendo assim, no momento de informar ao paciente a respeito do seu diagnóstico os familiares e a equipe de saúde, na maioria das vezes, optam pelo silêncio, por temer a reação do paciente.
Os profissionais de saúde que trabalham diariamente com a possibilidade de morte encaram-na como um resultado acidental diante do objetivo de sua profissão, que é a busca da saúde e a cura das doenças. Se sentem muitas vezes responsáveis pela manutenção da vida de seus pacientes, gerando situações acompanhadas de grande sofrimento.
Ao longo dos séculos, as mortes, que antes geralmente aconteciam em casa, no seio da família, passaram a ocorrer com maior frequência nos hospitais (Incontri & Santos, 2011; Kovács, 2008). O homem desafia a morte desenvolvendo a cura de diversas doenças, criando formas de preveni-las ou tratá- las, sem jamais conseguir evitar a finitude]
Já para Leite e Machado (2006), o medo da morte como processo de morrer, representa para o homem, um sentimento de separação, de desaparição de si mesmo e de fracasso, por isso as pessoas procuram evitá-la. A vida é sempre vista separada da morte.
No hospital, onde se prioriza a vida e a busca em salvar o paciente de alguma forma, a ocorrência de morte, pode fazer com que o trabalho da equipe seja encarado como frustrante, desmotivador e sem significado.
Como internar um idoso Alcoólatra?
Qual o valor de referência do coagulograma?
O que posso dar para idoso que não quer comer?
O que é ser uma pessoa acomodada?
Quais são as métricas do Instagram?
É normal ter ciúme do passado do seu namorado?
Como limitar quem pode compartilhar minhas coisa no Facebook?
Como descobrir o nome da música no TikTok?
Como recuperar meu código Eudora?
Como descobrir bairro pelo CEP?
Como saber qual é a minha placa de vídeo Nvidia?