Como encontrar recursos repetitivos?

Pergunta de Eder Silva em 23-09-2022
(87 votos)


Como encontrar recursos repetitivos?

A consulta é feita na página do Tribunal (www.stj.jus.br), pelo seguinte caminho: “Consultas”, “Recursos Repetitivos”. BASES: art. 543-C do Código de Processo Civil (introduzido pela Lei nº 11.672, de 8/5/2008), Resolução 8 do STJ de 08 e informações do site STJ.

Quais são os recursos repetitivos?

Tema ou Recurso Repetitivo (RR) ​É o recurso julgado pela ​sistemática descrita no Código de Processo Civil (Lei n. ... Recurso repetitivo, portanto, é aquele que representa um grupo de recursos especiais que tenham teses idênticas, ou seja, que possuam fundamento em idêntica questão de direito.

Quanto tempo demora um recurso repetitivo?

Com o novo Código de Processo Civil (CPC), a espera pelo julgamento dos repetitivos não poderá ultrapassar o prazo de um ano e os efeitos da decisão serão ampliados.



O que é julgamento de casos repetitivos?

Demandas Repetitivas são processos nos quais a mesma questão de direito se reproduz de modo que a sua solução pelos Tribunais Superiores ou pelos próprios Tribunais locais pode ser replicada para todos de modo a garantir que essas causas tenham a mesma solução, ganhando-se, assim, celeridade, isonomia e segurança ...

Quem julga o recurso repetitivo?

O ministro relator, considerando a relevância da matéria, poderá admitir, no processo a ser submetido a julgamento sob a sistemática dos recursos repetitivos, a manifestação de pessoas, órgãos ou entidades com interesse na questão (art. 1.038, I, do CPC).

O que é núcleo de admissibilidade e recursos repetitivos?

O órgão, hoje rebatizado de Núcleo de Admissibilidade e Recursos Repetitivos (Narer), é o responsável, juntamente com a Secretaria Judiciária, por gerenciar a triagem e elaborar minutas de decisões de processos manifestamente inadmissíveis, que serão decididos pela Presidência do STJ.



Qual a diferença do incidente de demandas repetitivas e recursos repetitivos?

Porém, o que realmente diferencia o recurso repetitivo é o fato dele constituir mecanismo voltado à criação de um precedente especialmente preocupado com casos pendentes, ao passo que os precedentes, em si, miram os casos futuros, objetivando dar tutela à previsibilidade no direito.

Como ocorre o julgamento de recursos repetitivos?

Tema ou Recurso Repetitivo (RR) ​É o recurso julgado pela ​sistemática descrita no Código de Processo Civil (Lei n. ... A escolha do processo para ser julgado como repetitivo pode recair em processo encaminhado pelos tribunais de origem como representativo de controvérsia (art.

Quanto tempo demora o processo que vai para STJ?

A média de tempo decorrido entre a afetação e a publicação do acórdão de mérito, em junho e julho de 2020, foi de 296 dias e 316 dias, respectivamente. No ano passado, essa média foi de 464 dias.



Quais são as consequências processuais do julgamento de um recurso repetitivo?

O acórdão proferido no julgamento do recurso especial repetitivo gerará, como consequência, aos demais recursos especiais fundados em idêntica questão de direito: (I) se já distribuídos e não devolvidos à origem por trazerem outras questões além da afetada, o julgamento pelo relator, observada a tese firmada no ...

Qual o problema do recurso repetitivo?

O surgimento do mecanismo do recurso repetitivo não encontra uniformidade pacífica no nosso direito. Para alguns, o problema está no processo brasileiro que possui a tradição de ser voltado para a resolução de conflitos individuais, sendo que essa ideia não tem conseguido solucionar o fenômeno atual dos conflitos em massa.

Quais são os recursos extraordinários e especial repetitivos?

Os recursos extraordinários e especial repetitivos se mostra um mecanismo que visa barrar ou diminuir o fluxo de demandas repetitivas nos tribunais superiores, especialmente no Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça. 1. Dos Aspectos Gerais dos Recursos Extraordinário e Especial Repetitivos

Será que o recurso é composto por dois elementos?

"Costuma-se afirmar que o recurso é composto por dois elementos: o volitivo (referente à vontade da parte em recorrer) e o descritivo (consubstanciado nos fundamentos e pedido constantes do recurso).

Será que o IRDR é um mecanismo repetitivo?

Pode se afirmar que o IRDR é um mecanismo que trata das demandas repetitivas nas instâncias ordinárias, sendo tratado por alguns como uma das maiores inovações do novo CPC, consoante o art. 976 e seguintes da Lei n.º 13.105/2015.



Outras questões

Quais são as camadas de software?

Como ordenar números Python?

Qual o valor do BPC em 2022?

Quanto tempo sublingual?

Qual número maior que infinito?

Quantas ordens possui uma classe?

Como faço para fazer o Cartão Riachuelo?

Qual é o meu estado civil?

Quantas vezes usamos o algarismo 7 para escrever todos os números de 1 a 100?

O que é ornitofobia?

Quem tem problema no fígado pode comer fígado de boi?

Quais os motivos de ter pedra na vesícula?

Como funciona um relógio cronógrafo?

Tem como fazer lipo pela Unimed?

Quantos pontos precisa para passar em Medicina no pas?

Qual o princípio da regionalização?

Qual a diferença entre Hematologia e oncologia?

Qual iPhone paga por aproximação?

Qual vacina é aplicada na coxa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com