Um projeto de lei deve conter três partes: a parte preliminar, a parte normativa, e a parte final. Na parte preliminar, temos: a EPÍGRAFE é o nome que identifica o tipo de lei que se pretende criar, seguida do número que o projeto recebe quando chega na Câmara dos Deputados, e o ano de apresentação.
Transformando projeto em lei Tudo começa quando o Deputado ou os cidadãos, através da iniciativa popular, apresenta uma proposta para regular a vida em sociedade sobre determinado tema.
Como criar um projeto social
Ou os cidadãos, através de iniciativa popular, com abaixo-assinado. Um projeto de lei pode ser apresentado tanto na Câmara, quanto no Senado. O local onde ele irá tramitar primeiro é chamado de Casa Iniciadora e, na primeira etapa, o projeto é avaliado pelas Comissões ou pelo Plenário, dependendo de casos específicos.
O dispositivo constitucional que autoriza esse procedimento é o inciso XIII do art. 29 da CF (Constituição Federal). Quem pode apresentar projeto de lei municipal?
Todo projeto de lei passa, obrigatoriamente, pela Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, para verificar se está adequado com os princípios da Constituição. A análise da CCJ é feita por último, antes de o projeto seguir para o plenário, quando isso for necessário.
A população pode enviar projetos de lei de iniciativa popular para a Câmara dos Deputados. A Constituição Federal exige a assinatura de um por cento dos eleitores, distribuídos por pelo menos cinco estados da Federação.
Como saber se o porcelanato tem cera protetora?
Quantas e quais são as excludentes de crime no Brasil?
Qual o animal que se adapta a qualquer ambiente?
Para que serve o assentamento na Umbanda?
Quais são os modelos de estratégia?
O que significa sonhar com um padre?
Qual a diferença entre permuta e doação?
Que tipo de exame de sangue detecta câncer?
Quais são os exercícios de agilidade?
Como identificar uma pessoa neurótica?
Como as imagens do Google Maps são feitas?
O que o olho de Sharingan faz?
Pode colocar corda de nylon no violão de aço?