A função dos rins é filtrar os produtos tóxicos que resultam da atividade celular possuindo uma função reguladora que contribui na manutenção adequada de algumas substâncias existentes no sangue como água e sais minerais.
Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins
O rim humano caracteriza-se por ser multilobar. Cada lobo é formado por uma pirâmide e pelo tecido cortical, que está na base dessa pirâmide e também em suas laterais. Os néfrons são as unidades funcionais do rim, ou seja, onde a urina é formada.
Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.
Os rins produzem a urina e respondem pelas outras funções atribuídas ao sistema urinário. Os ureteres conduzem a urina dos rins para a bexiga urinária, que é um reservatório temporário para a urina.
Eles filtram as impurezas, controlam a pressão arterial, e ainda produzem hormônios e vitaminas.
Confira algumas dicas de como fazer uma limpeza natural dos rins.
O sangue chega ao rim através das artérias renais e segue através de uma série de arteríolas até o glomérulo de Malpighi. No interior do glomérulo, o sangue é submetido a uma forte pressão, que força a passagem de substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo para o interior da cápsula de Bowman.
11 sinais e sintomas de problemas nos rins
Em média, o rim humano apresenta 10 cm de comprimento. Cada rim é envolvido por três cápsulas, que recebem o nome de: verdadeira, gordura perirrenal e fáscia renal. Todo o rim é revestido pela cápsula verdadeira, que é uma membrana fibrosa intimamente colada à superfície do órgão.
As pessoas que têm apenas um rim podem ter uma vida normal e ser igualmente saudáveis como aquelas que têm dois rins, mas para isso é importante ter alguns cuidados: Evitar desportos violentos, como karatê, rúgbi ou futebol, por exemplo que podem causar lesões no rim;
Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior. Na borda medial encontramos o hilo, formado pelo ureter, a artéria e a veia renal, além de vasos sanguíneos e linfáticos e nervos.
Entre a fáscia e a cápsula verdadeira, encontra-se tecido adiposo, a gordura perirrenal. Observe atentamente as partes do rim. O rim apresenta um lado convexo e um côncavo, sendo que nesta última superfície encontra-se uma fissura que recebe o nome de hilo. É no hilo que entram e saem os vasos, os nervos e os ureteres.
Quais as consequências para os trabalhadores com a implantação dos sistemas flexíveis de produção?
Qual a redução da palavra telefone?
Quais os tipos de tarifas de energia?
Quais os sintomas das artérias entupidas?
Porque Arão não entraram na Terra Prometida?
Quantos e quais são os processos psicológicos os quais compõem o Hexaflex?
Qual é o objeto de intervenção do profissional assistente social?
Quem tem direito a carteira de estudante?
O que quer dizer fato de um texto?
O que colocar no pé do sofá para não escorregar?
Qual a base da economia do Japão?
Quais os fatores geradores de violência no Dia-a-dia em sociedade?
Quais são os produtos da Femsa?
O que é o tempo de meia vida de isótopos?
Quais os aglomerantes mais utilizados em edificações?
Estão entre as principais características da linguagem poética de Cecília Meireles?
O que acontece se tomar um choque de 220V?
Qual é a lei que protege o homem?