Como montar um plano de contas gerencial?
O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta - o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para ...
O plano de contas é uma relação de códigos e classificações usada para registrar as movimentações financeiras e econômicas da empresa. Ele serve como base para elaborar relatórios contábeis importantes como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
O que é um plano de contas contábil? De forma resumida, um plano de contas contábil é uma ferramenta poderosa de gestão das movimentações financeiras. Ele tem, como objetivo, identificar as contas de uma empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saídas.
Em contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios contábeis como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
O plano de contas é um instrumento de controle econômico financeiro do patrimônio de uma empresa. É baseado nesse plano que os negócios conseguem elaborar toda a sua contabilidade. ... Nesse sistema, normalmente são lançadas as despesas e as receitas de uma empresa.
A escolha por um plano de contas simplificado ou completo também deve levar em consideração as ferramentas e dados disponíveis. Isso porque não adianta ter uma estrutura completa se não será possível fazer acompanhamento ou, ainda, não poderá obter resultados e análises de forma rápida e fácil.
Uma das obrigações da estrutura do plano de contas orienta que a lista seja dividida em, pelo menos, quatro grandes áreas: 1 Ativos 2 Passivos 3 Receitas 4 Despesas More ...
Isso porque é preciso atender as necessidades de análises e suporte a tomada de decisão pelos gestores. Logicamente, esse é um processo de construção que não termina nunca e sempre vai se complementando. Por exemplo, é comum que uma empresa inicie com um plano de contas simplificado e evolua de acordo com sua maturidade de gestão.
Nível 4: Sub-contas que evidenciem o tipo de registro contabilizado, como por exemplo: Nível 1 - Ativo Nível 2 - Ativo Circulante Nível 3 - Bancos Conta Movimento Nível 4 - Banco A Abaixo, segue um exemplo bem simples de uma estrutura de plano de contas em 4 níveis:
O que acontece se ninguém quiser ser síndico?
É possível estar grávida mesmo com o colo do útero aberto?
Qual o melhor investimento para 4 anos?
Qual o carro mais rápido de 0 a 100 km h?
Qual foi a conclusão de Louis Pasteur?
Qual o melhor exercício para queimar gordura localizada?
Qual a diferença entre infraestrutura e Infra-estrutura?
O que significa a tatuagem de Jimin?
Quais são os sistemas de transmissão mais utilizados no Brasil?
Quais as melhores áreas do Direito para atuar?
Quais são as principais atividades do departamento pessoal?
O que determina o estado físico da matéria?
Como desativar o desvio de chamada Claro?
Quanto é o salário do Luciano Huck?
Tem como abrir conta na lotérica?
Qual foi o primeiro documento relacionado ao Brasil e por quem foi escrito?