Temos o acorde de G, se queremos diminuir em um tom, então teremos acorde o acorde de F, seguindo a escala cromática que usamos como base. Assim, teremos a sequência: Gm7, Eb, Bb e F. Então, o trecho da música que antes tinha a sequência Am7 – F9 – C – G agora terá a sequência Gm7 – Eb9 – Bb – F.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra. Vamos ver um exemplo que vai ficar mais claro....Então, ficará assim:
Um “Acorde Pivô” é um acorde que chegou a uma tonalidade tendo partido de outra.
Nessa aula vamos te mostrar como é fácil mudar o tom de uma música. Assim você pode cantar ou tocar a música que gosta num tom confortável para sua voz. O método que usaremos aqui é super simples e basta apenas seguir as recomendações a seguir. Lembre-se depois de pegar outras músicas e treinar usando o que explicaremos a seguir.
Aprender a determinar o tom em que uma música está é uma habilidade valiosa. Saber isso permite que você adeque a música (ou seja, mude o tom) ao seu alcance vocal. Também permite que você experimente, fazendo com que ela soe diferente (uma ótima habilidade para produzir covers interessantes).
Podemos fazer progressões II – V – I, ou qualquer outra, para preparar melhor nosso ouvido à mudança de tonalidade. As cadências servem como “suavizadoras” das transições, elas preparam o caminho. Para o improvisador, elas servem também de sinalizador para que o músico logo perceba para onde a música vai.
Quantas gotas de Ofolato por dia?
Qual melhor horário para tomar mulungu?
Como ser misteriosa nas redes sociais?
Como tomar ranitidina líquida?
Como usar picnômetro de metal?
Como usar o aplicativo Swapper?
Qual é o nome do manager do BTS?
Como aprender a mexer no Sony Vegas?
Como trabalhar com o programa EndNote?
Como tirar a carne da lagosta da casca?
Como faço para usar o pen drive?