Tradicionalmente é preparado a base de carne bovina ou suína, com 25% de gordura, junto à especiarias. O salame possui um ciclo de preparação. Inicialmente, a carne é triturada e, em seguida, são adicionados condimentos para tempera-la. A conclusão desta etapa se dá a apresentação de consistência uniforme da “mistura”.
Pendure em varas de madeira em local fresco e ventilado até curar (cerca de 35 dias). * Após embutido, pode-se ou não passar pelo processo de defumação. Caso o salame seja defumado, deve passar primeiro pelo processo de defumação, que é feito em um pequeno cubículo onde será feita a fumaça.
Entende-se por salame, o produto cárneo industrializado obtido de carne suína ou suína e bovina, adicionado de toucinho, ingredientes, embutido em envoltórios naturais e/ou artificiais, curado, fermentado, maturado, defumado ou não e dessecado.
O importante é manter a temperatura em aproximadamente 14 graus. Já a umidade, deixe nos primeiro 5 dias em 80% e depois disso abaixe para 70%. Mantenha essa umidade até o final do processo. Particularmente prefiro mais tenro, então deixo entre 20 e 30 dias.
Tanto o salame quanto o salaminho podem ser feitos de carne suína e carne bovina. No entanto, a maioria das marcas comercializadas no país utilizam toucinho e outras partes do porco.
Separe um funil e encha as tripas com a mistura. Deve-se evitar de deixar ar dentro das tripas; Amarre as extremidades com um barbante para lacrar os salames. Deixe descansar em um lugar fresco e escuro por 24 hs; Após, deve ser defumado por no mínimo 12 hs em temperatura aproximada de 30º a 35º.
Assim, no caso do salame, é utilizado o método de conservação por fermentação láctica. O método de conservação de alimentos por irradiação consiste em expor os alimentos a radiação do tipo gama, raios-x ou feixes de elétrons de forma controlada.
Tanto o salame quanto o salaminho podem ser feitos de carne suína e carne bovina. No entanto, a maioria das marcas comercializadas no país utilizam toucinho e outras partes do porco.
Do que é feito o salame? O salame é composto por uma mistura de diferentes tipos de carnes moídas e uma série de outros ingredientes que variam de acordo com o tipo de salame. Típico da culinária italiana, a receita tradicional de salame inclui ingredientes básicos como:
A única situação em que o salame deve ser completamente evitado é se você tiver alergia a carne de porco. Como qualquer outro alimento rico em sódio e em gorduras, o salame deve ser consumido com moderação, especialmente por pessoas que apresentam problemas de colesterol alto e hipertensão.
O principal ingrediente do salame é geralmente a carne de porco curada. Nem sempre comer carne de porco é saudável, mas o salame de boa qualidade, consumido sem exageros, pode ser um bom alimento para a saúde. Entenda mais sobre a composição do salame e os benefícios e riscos de consumi-lo.
Junte o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável. Molde a mistura em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio ate ficar com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer.
Como baixar Extrato OFX Bradesco?
Qual a prescrição para ações declaratórias?
O que acontece se pedir truco na mão de onze?
O que é uma Neuropsicopedagoga?
Qual o papel da gestão ambiental?
Como se escreve a palavra 350?
Como perguntar sobre andamento do processo seletivo?
O que passar na parede interna com infiltração?
Como é o comportamento de uma pessoa possessiva?
Como conseguir um limite no Nubank?
Para que servem as células epiteliais?
Quem tem problemas no joelho pode fazer natação?
Qual o cálculo de espetinho por pessoa?