As escolas do campo normalmente são compostas de apenas uma sala de aula, tendo que se desenvolver um trabalho de sala multisseriada, com mistura de idades e de conteúdos.
A escola do campo é assim definida por receber quilombolas, índios, pescadores, extrativistas, agrícolas, assentados, dentre outros, e não por localização espacial. Esta diversidade, constituída por 30 milhões de pessoas, extrapola os limites do “rural” ou do “urbano”.
A educação do campo é uma proposta abrangente que visa à formação do homem do campo e também a valorização no que diz respeito ao espaço, tempo e modelo de currículo, que mobilize as atividades campesinas abrangentes a toda a família, bem como as estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Educação do Campo deve se constituir em uma ação “emancipatória”, que tem por objetivo incentivar os sujeitos do campo a pensarem e agirem por si próprios, “assumindo sua condição de sujeitos da aprendizagem, do trabalho e da cultura”, pois “emancipar significa romper com a tutela de outrem, significa ter a ...
A educação do campo é uma proposta abrangente que visa à formação do homem do campo e também a valorização no que diz respeito ao espaço, tempo e modelo de currículo, que mobilize as atividades campesinas abrangentes a toda a família, bem como as estratégias para o desenvolvimento sustentável.
A educação do Campo deve ser por meio de metodologias adequadas com a realidade local das pessoas ali inseridas, uma educação voltada para uma aprendizagem de qualidade em que crianças e jovens sintam anseio para receber e passar informações.
Atualmente, a Educação do Campo se faz através dos Movimentos Sociais com seus diferentes sujeitos, pequenos agricultores, quilombolas, povos indígenas, pescadores, ribeirinhos, roceiros, Sem Terra.
A segunda parte procura definir a questão da escola e dos educadores na educação do campo, como forma de mostrar a função social da instituição na formação social e política dos sujeitos que vivem no campo, e, ao mesmo tempo, o papel que os educadores necessitam desenvolver na articulação dos saberes acadêmicos aos das vivências dos alunos. 18324
Atualmente, existem 88 escolas estaduais localizadas no meio rural, incluindo escolas indígenas, quilombola, escolas regulares de ensino médio, escolas de educação profissional e escolas de tempo integral, totalizando 24.493 alunos matriculados.
Por conta disso, ao entendermos a escola como um espaço dinâmico, segundo os pressupostos da educação do campo, os educadores são sujeitos importantes na construção de uma sociedade solidária e justa.
Como sair da pobreza e ficar rico?
Quais os sintomas de contratura capsular?
Quais as 10 cidades mais verdes do mundo?
O que fazer para evitar uma gravidez psicológica?
O que acontece se passar de 42 semanas?
Qual a diferença entre Pirelli P7 e P1?
Quanto tempo depois tomar pilula do dia seguinte?
Quantos meses e 28 semanas de gravidez?
O que é uma pauta de uma reunião?
O que é trabalho Infantil ECA?
Como gerar texto Lorem Ipsum Word?