Para chegar até os televisores dos usuários, os sons, as imagens e demais sinais produzidos pelas emissoras de televisão são enviados para uma torre de transmissão. Lá, eles são convertidos em ondas de rádio e direcionados para os receptores de tv na casa dos telespectadores, por meio de transmissores terrestre.
Basicamente, os dados podem ser transmitidos de duas forma: paralela ou serial. Na transmissão paralela, vários bits (um conjunto) são transmitidos simultaneamente. Na transmissão serial, os bits são transmitidos um após o outro, o que exige apenas um par de fios.
Já na TV digital, a transmissão é feita em UHF — sigla para “Ultra High Frequency” (Frequência Ultra Alta). Essa faixa vai de 300MHz até 3GHz e é responsável pelos sinais de televisão atuais (canais 14 a 69), rádio e transceptores.
A resolução da TV é definida pela quantidade de linhas horizontais produzidas pela televisão. No caso do digital (HDTV), esse número é mais que o dobro do oferecido pelo sinal analógico (PAL-M e NTSC). Isso permite que a definição das imagens seja mais nítida para os espectadores.
Como funciona a TV via satélite? A transmissão da TV acontece por meio de uma tecnologia parecida com a internet via satélite. O sinal da programação sai por uma antena da operadora, passa pelo satélite espacial e é enviado para a sua casa, que recebe esse sinal também via parabólica.
Um tipo especial de sinal analógico periódico (pela sua importância em telecomunicações) é o sinal conhecido como onda senoidal, mostrado na fig.
O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.
Consta no Decreto 5.820, ainda, a possibilidade de recepção do sinal digital em pontos fixos, móveis ou portáteis, bem como a interatividade.
Essa é a origem do nome transmissão da banda de base que designa a transmissão digital: Para otimizar a transmissão, o sinal deve ser codificado.
Na Transmissão de Sinais a 4 fios, o transmissor é alimentado com tensão alternada e contínua através de 2 fios, que são independentes dos 2 fios que transportam o sinal analógico de 4 a 20 mA até a sala de controle. As malhas de 4 fios são geralmente empregadas em medições de temperatura.
Dessa forma, o sinal de saída do transmissor é enviado a receptores remotos que usam o sinal recebido para registrar, indicar, controlar, totalizar ou gerar sinais de alarme.
Como se mede o tamanho da caixa de um relógio?
Como saber o tamanho da caixa de transporte?
Como medir o tamanho da armação de óculos?
Como saber o tamanho certo da bucha para o parafuso?
Como ligar para um telefone fixo de Minas Gerais?
Como instalar placa solar em paralelo?
Como colocar o Sensor de borboleta?
Como traçar uma reta perpendicular passando por um ponto?
Como traçar a bissetriz do ângulo?
Pode ligar uma voltagem de 127 em 220?
Como aprender Jiu Jitsu sozinha?
Como trazer a pessoa amada para perto de você?
Como treinar sozinho no CS GO?
Quais ações a escola pode realizar para eliminar o preconceito em relação ao idoso?
Como enviar uma rota no Google Maps para o celular?