Mistura de rochas líquidas e incandescentes, o magma pode se formar em regiões mais profundas do planeta do que se supunha. ... Formado a grandes profundidades, o magma ascende a regiões mais rasas e pode chegar à superfície do planeta na forma de lava expelida pelos vulcões.
Em regiões tectonicamente ativas, o aumento da temperatura com a profundidade é muito rápido, o que favorece a formação de magmas. O material sólido e quente do manto sobe e consequentemente, funde por diminuição da pressão. A temperatura de fusão da rocha diminui devido à presença de água.
Quando as pedras do manto se derretem, elas se transformam em magma, que chega à superfície através da crosta externa da terra, e libera os gases contidos. Quando a pressão é muito forte, vulcões entram em erupção. A pressão aumenta se a quantidade de magma que vai do manto da terra até o vulcão é alta.
Magmas basálticos são extrusivos, produzidos por exemplo nas dorsais oceânicas. Magmas andesíticos são também vulcânicos, formados nas zonas de subdução continental ou oceânica.
Em igualdade de pressão e temperatura, a viscosidade é regulada pela concentração de voláteis (ricos em voláteis = maior pressão interna e menor viscosidade = maior mobilidade ou fluidez). Os diferentes tipos de rochas magmáticas podem formar-se a partir da solidificação de magmas.
Como os magmas têm mobilidade e se encontram a elevada temperatura, o que lhes confere menor densidade que rochas sobrejacentes, têm tendência para subir para os níveis mais elevados da crosta ou mesmo até à superfície.
Manto
O magma é uma mistura de materiais, que se encontra sob altíssimas temperaturas no interior da maior camada da Terra chamada Manto. Nessa camada, os materiais se encontram no estado sólido, como uma pedra, pois, a força sobre o magma é muito alta.
Piroclastos – Significa fragmentos de fogo, classificam relativamente ao seu tamanho em cinzas, areias, lapilli e bombas vulcânicas. Formam-se a partir da fragmentação da lava quando sai na cratera, estes fragmentos quando embatem no cone já estão no estado sólido.
O principal mecanismo de formação dos magmas é por fusão parcial das rochas que formam a porção superior do manto terrestre. Essa fusão das rochas sólidas para formar o magma é controlada por três parâmetros físicos: (1) a sua temperatura; (2) a sua pressão; e (3) a sua composição.
Como se formam os magmas ? A maioria dos magmas égerada por fusão parcialna astenosfera, mas este processo também pode ocorrer nos níveis mais superiores do manto ou na base da crosta(zonas inferiores da litosfera).
A composição do magma pode evoluir após a sua formação por cristalização fraccional, contaminação e mistura com outros magmas. Por definição, uma rocha formada pela solidificação de um magma é designada por rocha ígnea, pois o magma é o ancestral de todas as rochas ígneas, sejam elas intrusivas ou extrusivas.
Os ambientes geológicos e respectivas características ambientais durante o processo de formação dos magmas e a composição físico-química destes estão correlacionadas, funcionando como determinantes da sua tipologia.
O que acontece quando uma pessoa morre e tem dinheiro no banco?
Como surgiu o sistema de coordenadas cartesianas?
Como saber se o seu Crush gosta de outra?
Quando surge o termo adolescente?
Como cuidar de uma pessoa que teve um AVC?
Qual a origem do signo Escorpião?
Como surgiu o pensamento filosófico na Grécia Antiga?
Como surgiu o nome Impressionismo Brainly?
Como trabalhar rótulos e embalagens na educação infantil?
Quando e com quem surgiu o primeiro protótipo de fotografia?
Como trabalhar com o globo terrestre na educação infantil?
Como habilitar o SSH no Ubuntu Server?
Quando surgiu o prato ratatouille?
O que dá para fazer com papel crepom?