O sistema digestório dos anelídeos é completo, iniciando-se na boca, localizada anteriormente, e finalizando-se no ânus, na região posterior do corpo. O trato digestivo é tubular e estende-se por todo o corpo do animal, atravessando cada septo.
Os anelídeos possuem sistema nervoso ganglionar, apresentando um par de gânglios chamados de gânglios cerebrais, localizados na região dorsal do corpo, próximos à faringe dos anelídeos. Nestes gânglios há uma concentração de corpos celulares, que são regiões de neurônios.
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
- Respiração cutânea indireta, dependente de um meio úmido para sobreviver. Nas minhocas, a epiderme não possui uma camada de revestimento queratinizada (impermeabilizante), o que dificultaria as trocas gasosas. Contudo, secreta uma substância (muco), que lubrifica e umidifica a pele.
- Sistema Digestório: constituído por boca, faringe, papo, moela, intestino e ânus; - Sistema Circulatório: fechado e com vasos contráteis (corações), que atuam impulsionando o sangue; ... - Sistema Nervoso: ganglionar, composto de diversos gânglios ligados entre si por cordões nervosos ventrais.
38 curiosidades que você vai gostar
O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, o que significa que o sangue corre dentro de vasos condutores, sendo um dorsal e outro ventral. Além disso, algumas espécies possuem um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados ao coração, pois impulsionam o sangue pelo corpo.
A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).
Nos moluscos aquáticos, destacam-se as brânquias; nos terrestres, a cavidade do manto pode atuar como um pulmão rudimentar. Em algumas espécies, observa-se também respiração cutânea.
Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.
A respiração do tipo traqueal ocorre em animais dotados de um órgão respiratório denominado de traqueia, que apresenta tubos ocos e quitinosos. Esse órgão é responsável por levar o oxigênio do meio até os tecidos para que nessa região ocorram as trocas gasosas.
A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
O sistema excretor dos anelídeos é formado por um par de nefrídeos por segmento. Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
O corpo dos anelídeos é revestido por celoma, uma cavidade preenchida por líquido, que funciona como esqueleto hidrostático dando a sustentação necessária para que o animal se movimente. ...
Sistema nervoso e sensorial
Na maioria dos oligoquetas, os dois cordões ventrais estão parcial ou completamente fundidos. Cada metâmero possui um par de gânglios segmentares, unidos por comissuras transversais, dos quais partem nervos para a parede do corpo e para os órgãos segmentares.
O sistema nervoso dos equinodermos é rudimentar, do tipo radial simples, constituído por uma rede nervosa modificada (neurônios que se conectam sem que exista um órgão central) e anéis nervosos radiais ao redor da cavidade oral que irradiam para a periferia do corpo.
Ao contrário dos peixes, eles respiram através de pulmões e, por isso, precisam subir à superfície para fazer a troca gasosa. 1- Quando a baleia 4 chega à superfície, o ar entra pelo orifício respiratório, uma espécie de nariz da baleia.
Os anfíbios dependem da água para a postura de ovos, pois estes não têm casca, e para manter a pele húmida, necessário para a realização da respiração cutânea na qual a troca de gases é feita pela pele. A respiração cutânea é necessária pois a respiração pulmonar não é completamente eficiente.
Mas então como as formigas respiram? Elas respiram o oxigênio através de uma série de buracos localizados dos lados de seus corpos. Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.
Os equinodermos podem realizam as trocas gasosas através de brânquias primitivas localizadas próximas a boca desses organismos. ... Um exemplo de equinodermo com esse tipo de respiração é o ouriço do mar, que apresenta as brânquias externas.
O molusco ancestral mais antigo provavelmente tinha três caracteres: Manto (ou pálio): grande área de epitélio dorsal com uma espessa cutícula com espículas calcárias que recobre a massa visceral. Pé: expansão musculosa ventral achatada e ciliada utilizada para o deslocamento rastejante ou outras formas de locomoção.
Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea. Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado.
Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos - portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo. Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos – portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo.
Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".
Como tirar títulos aleatórios da Netflix?
O que fazer se alguém pedir uma casa alugada sem contrato?
Tem como tirar um morador do condomínio?
Como tirar um app de uma pasta?
Como colocar o WhatsApp nos favoritos?
Que tipo de doenças O mofo pode causar?
Como tirar o continuar assistindo do Netflix pelo PC?
Como excluir um jogo salvo no Game Center?
Qual o papel do assistente técnico?
Como incluir um documento no sei?
O que podemos fazer para incluir pessoas com deficiência na sociedade?
Como indicar o banco Pan para um amigo?
Como indicar o norte em planta baixa?
Como indicar condutor pela internet Detran?
Como divulgar o trabalho de um amigo no Instagram?