O processo de esculpir inicia com o desbaste da pedra, passando após refino, no qual as peças são trabalhadas na sua superfície e, finalmente, o polimento, que dá o acabamento final.
Existem diversas técnicas na elaboração de uma escultura, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas na criação de um objeto. Os materiais mais usados para se fazer uma escultura são o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira e até mesmo o ouro.
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.
Geralmente, o escultor segue algumas etapas para a realização de sua criação: o projeto (esboço no papel ou construção de uma maquete), a estrutura (esqueleto do objeto em metal, madeira ou outro material) e a finalização.
O entalhe é um processo que requer tempo e esforço, já que o artista trabalha minuciosamente numa escultura, cortando ou extraindo o material supérfluo até obter a forma desejada. O material é sempre rígido e, com freqüência, pesado. ... Por fim, o artista recorre a uma lixa, pedra-pome ou areia.
42 curiosidades que você vai gostar
Entalhe em madeira
Os objetos mais comuns, resultado do entalhe, são peças em formato de animais e paisagens, imagens sacras, esculturas, igrejas e personagens infantis e do folclore brasileiro. Na maioria dos casos, a madeira utilizada para esse tipo de trabalho são as mais macias, como o cedro, jaqueira e pinus.
Como funciona a técnica de cinzelação ou entalhe? (a) agrega-se material plástico até atingir a forma desejada. (b) leva-se o material à liquefação e depois verte-se o material derretido em um molde (fôrma). (c) corta-se o material duro, esculpindo até conseguir o efeito desejado.
Esse processo em 3 etapas distintas: saturação, produção e liberação. Outros autores dão nomes diferentes a essas etapas.
O processo criativo utilizado hoje é resultado das teorias de Graham Wallas, psicólogo inglês que em 1926 desenvolveu uma teoria, a Arte do Pensamento.
...
A seguir, confira quais são essas fases de um processo criativo tradicional.Preparação. ... Incubação. ... Iluminação. ... Implementação/verificação.
Ou seja, as ideias surgem de informações que estão a disposição de todo mundo, o tempo todo! A forma como cada indivíduo capta essa idéia e a cultiva para chegar em um resultado final é bastante particular. Cada pessoa percorre um determinado caminho , por assim dizer, a qual chamamos de processo de criação.
A Escultura é a arte das formas espaciais em terceira dimensão, isto é, seu significado está na transformação da matéria bruta em peças com significado. A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado.
A escultura nos diversos estilos artísticosEscultura renascentista. A escultura do Renascimento foi representada por obras de corpos nus. ... Escultura barroca. ... Escultura neoclássica. ... Escultura modernista.
Trata-se de uma forma de arte tridimensional. Em relação à pintura, essa é uma diferença significativa, pois a pintura ou o desenho são obras de arte bidimensionais. Ou seja, com duas dimensões, altura e comprimento, não há volume.
A ARTE TRIDIMENSIONAL É CARACTERIZADA PELA CRIAÇÃO DE OBRAS COM TRÊS DIMENSÕES: ALTURA, LARGURA E COMPRIMENTO.
Há dois tipos de escultura: em relevo, em que as formas se destacam de um fundo, contempladas contra um plano, e em redondo, em que as figuras se desenvolvem livremente no espaço real.
É um processo de adição de material, no qual a matéria é constantemente aumentada para produzir a forma desejada. Ao contrário de escultura em pedra (dita cinzelada), o escultor tem a opção de corrigir erros, removendo ou remodelando o material.
Os processos de criação na atualidade estão sendo cada vez mais valorizados, pois é o instante do autor com sua obra. A construção da obra é um lugar que tem vários caminhos e isso é prazeroso tanto para quem faz como para quem vê. Mas no campo de investigação dos processos de criação, existem muitos equívocos.
Processo criativo: 5 etapas para desenvolver a produção de ideiasA preparação do modelo de processo criativo.O amadurecimento do modelo de processo criativo.A iluminação do modelo de processo criativo.A avaliação do modelo de processo criativo.A implementação do modelo de processo criativo.
Os processos artesanais envolvem e exigem muito do fazedor, pois a criação só depende dele. Diferentemente das produções em série e industrializadas, em que uma máquina (ou mesmo um profissional) apenas repete determinados comandos e padrões, o fazer manual é fluido e mutável, assim como o ser humano.
Os elementos são: Linha - O caminho visual que permite o olho se mover dentro da peça. Forma - Áreas definidas pelas bordas, independente se a forma é orgânica ou geométrica. Cor - Matizes e seus diversos valores.
Por fim, a obra de arte ou o objeto artístico, faz parte de todo o processo, indo da criação do artista até ao entendimento do apreciador. A obra de arte guarda um fim em si mesma, sem precisar de um complemento ou “tradução” desde que isso não faça parte da proposta do artista.
Fundição - Esculturas em Metal
Como na técnica de moldagem, a partir da escultura em argila, será retirado um molde de gesso em tasselos. Este molde de gesso será, então, preenchido com cera, obtendo-se outra peça idêntica neste material, que poderá ser retocada, para corrigir algumas imperfeições derivadas do molde.
A principal característica de um projeto de escultura é a maneira como suas formas se estendem através do espaço. Tamanho, textura, luz e sombra, além da cor, são também importantes elementos. Uma escultura pode representar fielmente uma pessoa ou um objeto, ou pode refletir formas e padrões inventados pelo artista.
A fundição é a técnica que se utiliza do metal quente que é vertido em um molde feito com outros materiais.
O pinho é o tipo mais comum de madeira macia atualmente. Seus usos variam de mobiliário a estruturas de madeira, de pisos a tetos e de apainelamento à madeira estrutural. Ele é muito utilizado também em artesanato de madeira. Existem mais de 14 subespécies de pinho.
Quais são os males que o leite pode causar?
Qual é a carne mais saborosa do mundo?
Qual o tempo de pena para roubo majorado?
Quantos ganha um jogador profissional de Mobile Legends?
Como aprender a dormir sozinho?
Quem tem legitimidade para propor ação anulatória?
Qual as medidas de um corpo perfeito feminino?
Quanto custa a faculdade de finanças?
Qual o melhor café da manhã para secar a barriga?
O que é o conceito de transnacionais?
Quanto tempo o vírus da gripe fica no corpo?
Qual é a planta mais difícil de cuidar?
Quais são os aplicativos softwares?
Como separar as orações de um texto?
Como saber se o treino fez efeito?
Para que serve o atestado de lucidez?