Entrada e Saída Mapeada na Memória Por meio da escrita nesses registradores do controlador de dispositivo, o S.O pode comandar o dispositivo para aceitar, executar, desligar. A partir da escrita nesses registradores, o S.O pode saber o estado de um dispositivo, se ele está apto a receber um novo comando, etc.
Dispositivos de entrada e saída (E/S) geralmente possuem controladores formados por um ou mais chips em uma placa. Esses controladores têm a função de receber os comandos do sistema operacional e gerar as instruções mais adequadas para os dispositivos propriamente ditos.
1 Introdução aos Sistemas Operacionais Subsistema de Entrada e Saída Eleri Cardozo FEEC/Unicamp Entrada e Saída O subsistema de entrada e saída é responsável pela interface entre o sistema operacional e os periféricos conectados ao computador (disco, vídeo, teclado, mouse, microfone, altofalante, câmera, rede, etc.
A função de um controlador de E/S é controlar o dispositivo de E/S, além de manipular acessos ao ``bus''. Quando um programa precisa de dados do disco, por exemplo, ele envia um comando ao controlador de disco, que emite comandos como ``seek'' à unidade de disco.
Dispositivos de Entrada e Saída. Scanner. Os seus princípios de funcionamento mantêm-se idênticos ao descrito anteriormente, ou seja, existe no computador uma interface que converte a sequência de impulsos eléctricos em sinais digitais e que por meio de um interrupt transfere os dados para a memória. Figura 6.1 - Imagem dum teclado [ fonte ].
Os dispositivos de entrada e saída podem ser divididos em um modo genérico como dispositivos de bloco e caractere. Um dispositivo de bloco armazena as informações em blocos de tamanho fixo, cada qual com seu endereço. Cada bloco pode ser lido ou escrito de maneira independente uns dos outros.
Exemplos de Dispositivos de Entrada: mouse, teclado, microfone, joystick e scanner). Os dispositivos de saída, por sua vez, permitem somente a saída (visualização) das informações contidas no computador. Exemplos de Dispositivos de Saída: monitor (tela), impressora e caixas de som.
Também são conhecidos como periféricos e possibilitam a entrada e saída de dados. Os dispositivos de entrada são os que inserem informações em um computador a partir de uma fonte externa. Exemplos incluem: teclado, mouse, microfone, scanner e telas sensíveis ao toque. Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para ...
Como configurar o tamanho do texto no AutoCAD?
Pode passar óleo essencial no cabelo?
Como fazer um pedido de tomografia para dentista?
Como colocar os símbolos do teclado?
Como se chama asilo de idosos?
Como faço para instalar a impressora Epson Stylus tx125?
Como trabalhar a coesão textual?
Como trabalhar alimentação saudável com berçário?
O que precisa para trabalhar com BIM?
O que é necessário para venda de espetinhos?
O que é o processo de alfabetização e letramento?
Como lidar com a timidez excessiva?
Como saber se uma loja no Instagram e segura?
Como saber se uma muda morreu?