O processo de desidratação de alimentos é, em outras palavras, a secagem dos alimentos. Durante esse processo, os alimentos perdem a umidade por evaporação. Quando a umidade se esvai, o mesmo ocorre com os microrganismos que estragam os alimentos ao longo do tempo.
A desidratação ou secagem de um alimento (sólido ou líquido), é a operação de remoção de água, ou de qualquer outro líquido na forma de vapor, para uma fase gasosa insaturada através de um mecanismo de vaporização térmica, numa temperatura inferior à de ebulição.
A água é essencial ao metabolismo microbiano. A redução da água inibe o crescimento dos microorganismos e a atividade enzimática no alimento. Os esporos são mais resistentes à secura.
Alimentos desidratados podem perder até 95% de umidade (desidratados feitos em casa podem remover apenas 70% da água). A maioria dos alimentos desidratados possuem uma vida útil de até 15 anos. Sua desvantagem é que demora mais tempo para ser cozida (algumas demoram até 20 minutos).
O processo de desidratação ou secagem, consiste na redução de parte da umidade do produto, por meio da remoção parcial da água de sua constituição por meio da evaporação.
O processo de secagem utiliza ar quente para a transferência de calor para o alimento e a consequente vaporização da água contida nesse, ocorrendo a desidratação. A secagem pode ocorrer à pressão atmosférica ou à pressão reduzida em equipamentos conhecidos como secadores a vácuo.
Métodos de Determinação de Umidade por Secagem
A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.
Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. ... A água passa de seu estado sólido para o gasoso a temperaturas muito baixas e sem a presença de oxigênio, fatores muito favoráveis para a preservação das características nutricionais de um alimento.
Melhor ainda, como os alimentos secos são tão compactos, você pode levá-los a qualquer lugar, dentro da bolsa ou da mochila. Fazer a sua própria desidratação de alimentos significa que você pode facilmente levar comida natural e real aonde quer que vá.
Pedaços menores são desidratados mais rapidamente que pedaços maiores ou frutos inteiros. Pré-tratamento pode ser feito usando suco de abacaxi, limão ou ácido ascórbico. A conservação do alimento após a desidratação dependerá da umidade residual, embalagem, temperatura de estocagem e tempo de armazenagem.
O PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO A desidratação é um processo que con- siste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. É necessário fornecimento de calor para evaporar a umi- dade do produto e um meio de transporte para remover o vapor de água forma- do na superfície do produto a ser seco.
A conservação do alimento após a desidratação dependerá da umidade residual, embalagem, temperatura de estocagem e tempo de armazenagem. Alimentos desidratados podem ser conservados por um período que varia de seis meses a um ano, desde que embalados a vácuo ou hermeticamente fechados.
Como saber o número da porta do servidor?
Como transformar roteador em ponto de acesso?
Como transformar uma apresentação de PPS para PPT?
Qual a melhor marca de binóculo?
Como transformar vídeo em PNG?
Onde achar a Inscrição Estadual do MEI?
Como transformar um quarto pequeno em uma kitnet?
O que é transformar um texto em prosa?
Como colocar imagem dentro da caixa de texto no Word?
Como se chamava Florianópolis em 1754?
Como converter áudio em partitura?
Qual é a importância do estudo das Escrituras como Palavra de Deus?
O que dá pra fazer com uma caixa de sapato?