O curtimento baseia-se na reação de substâncias químicas curtentes com o colágeno da pele. Uma vez curtida, a pele passa a ser denominada de couro. Quando o curtimento é feito com cromo, o couro é chamado de couro wet-blue devido à sua umidade e coloração.
Recurtimento: nesta etapa, definem-se as características, tais como maciez, elasticidade, enchimento. Tingimento: o fulão gira e faz com que o corante penetre na pele conferindo cor aos couros. Engraxe: esta etapa influi na resistência à tração e à impermeabilidade, maciez, toque e elasticidade do couro.
O couro é a pele curtida de origem animal. O curtimento é feito através de processo físico-químico, que transforma uma matéria prima perecível, sem uso específico, em um material nobre, estável, com diferentes características e que permitem diversas possibilidades de uso.
Atualmente, cerca de 98% dos couros produzidos no Brasil são curtidos com sais de crômio. O wet blue não é o único produto obtido após o processo inicial de curtimento. Existem também o wet white e o wet brown, resultantes de diferentes curtentes.
Purga - feita com enzimas visando a limpeza da estrutura fibrosa pela eliminação dos constituintes da pele que não fazem parte da rede de colágeno, atuando sobre as proteínas globulares, glândulas, gorduras naturais e componentes queratínicos degradados no caleiro. ...
O processo de curtimento. O curtimento serve basicamente para mumificar uma pele e estabilizar o material resultante, para que ele não endureça demais nem apodreça. ... curtimento vegetal: utiliza taninos encontrados em vegetais, cascas de árvore e outras fontes naturais derivadas de plantas.
Os tipos de couro e suas características
No que consiste o couro de boi? Assim como os outros diversos tipos de couro, o couro de boi é a parte retirada da pele do animal para ser usado na confecção de produtos como, bolsas, cintos, carteiras, etc. Este tipo de couro é o mais utilizado para comercialização, devido ao baixo custo no mercado.
Explicação: a apicultura surgiu como fonte de renda de várias famílias. atualmente o couro e utilizado em diversos produtos com sapatos e cintos.
Com mais de 300 curtumes o Brasil é um dos maiores produtores de couro do mundo, mercado que movimenta mais de 6 milhões por ano.
Os processos de um curtume vão além do curtimento propriamente dito, e são classificados da seguinte maneira: Salga: Processo este que permite ao couro ser transportado e armazenado por vários dias, já que a vida útil do couro após a esfola é de apenas 6 horas.
Alguns são causados durante a vida do animal, outros de certos procedimentos de fabricação, eles são: a esfola; a conservação; processamento das peles. Depois de terminado o fabrico, a quantidade de imperfeições presentes na superfície (flor) do couro o faz ter seu preço inversamente proporcional.
Neste complexo, gerido por uma associação de artesãos, processam-se peles de diversos animais e fibras vegetais que serão depois convertidos em roupa, malas, tapetes,... Aqui são usados todos os métodos tradicionais. Curtume (ou alcaçaria) são operações de processamento do couro cru e, por extensão, ao local onde este processamento é feito.
Além disso, na Ásia o couro é muito utilizado na indústria automotiva, pois a maioria dos bancos de automóveis são feitos a partir de couro. Mesmo com o crescimento dos curtumes, outras alternativas de beneficiamento do couro vem sendo cogitadas.
Quais foram as primeiras sociedades americanas?
Como foi a origem de arremesso de peso?
Qual a origem das quadrilhas como chegou ao Brasil?
Quando surgiram as primeiras árvores?
O que pode substituir meu Deus?
Como surgem as queimadas na Amazônia?
O que usar em ferida com necrose?
Em que momento surgiu o Terceiro Setor?
Como não pagar multa de radar?
Quais são os tipos de cefaleias?
Como receber o Espírito Santo Bíblia?