O processo de auditoria interna visa desenvolver um plano de ação que auxilie os gestores administrativos a alcançarem os objetivos traçados pela organização. O auditor interno assume a importante responsabilidade de avaliar os controles contábeis, financeiros e operacionais da empresa.
Conheça agora as 4 etapas para realizar auditorias de qualidade com sucesso:
A “auditoria interna” é o conjunto de procedimentos para avaliação de controles internos de uma empresa, comprovando a qualidade dos registros e sua segurança. ... Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.
Plano de Auditoria: Estudo prévio contendo detalhes do processo de auditoria, tais como:
6 passos para realizar uma auditoria interna
A auditoria tem o papel de avaliar e documentar os processos da organização, identificando o que está correto e propondo melhorias em alguns pontos. Ela é muito importante para evitar acidentes de trabalho ou processos trabalhistas ao assegurar que as normas determinadas estão sendo aplicadas.
O interessante é que a auditoria seja realizada periodicamente, em intervalos de tempo predefinidos, pelo menos uma vez por ano, para que possa favorecer a prevenção de erros e evitar que a situação se torne insustentável. Recomenda-se para fins de apoio a gestão que a auditoria seja feita em períodos semestrais.
A Auditoria Interna tem como principal objetivo atender as necessidades da administração. Por isso, pode-se dizer que é uma das melhores ferramentas utilizadas pelo departamento administrativo, especialmente porque ela mostra aos Gestores e à Alta Administração um panorama de como anda o planejamento estratégico.
Plano de auditoria refere-se às estratégias ou diretrizes que são seguidas pelo auditor para a realização da auditoria. O programa de auditoria é a lista de etapas que devem ser seguidas pela equipe de auditoria para obter evidência de auditoria suficiente.
A preparação para auditoria é uma das etapas necessárias para receber a certificação Top Employers, que é reconhecida mundialmente e capaz de identificar as organizações que adotam as melhores práticas de gestão de pessoas.
Na auditoria interna, a inspeção é feita pelos próprios colaboradores, que podem ser profissionais de qualquer área de formação. A ideia é averiguar a existência dos controles de segurança interna e avaliar o nível de eficiência de cada um, prevenindo perdas e garantindo maior tranquilidade na rotina de trabalho.
Uma auditoria externa, como o próprio nome sugere, é realizada por profissionais externos, ou seja, pessoas de fora da empresa. Além de não existir nenhum tipo de vínculo com a instituição, eles se concentram na verificação de documentos e demonstrações de contabilidade do negócio.
A primeira etapa é a revisão da auditoria interna anterior de modo a verificar se alguma não conformidade foi identificada e, em caso afirmativo, a eficácia das ações tomadas para corrigi-la. A segunda etapa é auditar o processo selecionado, provar e registar a evidência objetiva contextual que é analisada durante a auditoria incluindo:
Como efetuar o planeamento para uma auditoria interna? É fundamental que haja um adequado planeamento e organização da auditoria envolvendo um contacto prévio entre a entidade auditora e o auditado. O primeiro passo será definir o programa da auditoria, ou seja, qual vai ser a abrangência e os limites da auditoria.
Como são as provas de corrida para deficientes visuais?
Em qual Estado Luiz Gonzaga nasceu?
Qual é o anjo mais fraco de Dragon Ball?
O que o deus Netuno representa?
Pode fechar empresa com dívida?
O que causa a umidade na parede?
Qual o ciclo de vida do salmão?
Como tirar manchas de ferrugem de metal?
Quanto tempo demora para dar a volta na Pampulha a pé?
Como começam os sintomas da meningite?
Quanto tempo dura o efeito da ocitocina?
Quem é o marido da cigana Esmeralda?
O que é sonhar com roupas novas?
Qual o valor do Vale-refeição do porteiro 2021?
Pode reprovar o aluno na pandemia?