Os músculos são capazes de realizar o movimento de contração e relaxamento e é isso que favorece a realização dos movimentos do dia a dia, como andar, correr, pular, sentar, além de outros que são essenciais para o funcionamento correto do corpo, como circular o sangue, respirar e realizar a digestão.
O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação.
O músculo funciona aproximando a origem e inserção muscular pela contração. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contractilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do cérebro que é conduzido até ao músculo através de um nervo.
Funções dos músculos
Andar, correr, pular: todas essas ações que impulsionam o corpo no espaço só são possíveis por causa da contração (encurtamento) e relaxamento dos músculos. Esses movimentos principais, entretanto, não são os únicos dirigidos pela atividade muscular. Os músculos possibilitam ficar de pé, sentar, falar e piscar.
O movimento do corpo é produzido a partir da comunicação entre as extremidades do ossos envolvidos, realizadas pelas articulações sinoviais. As bolsas sinoviais atuam como amortecedores em articulações móveis.
O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal, controle do tónus muscular e dos movimentos involuntários, bem como pela aprendizagem motora.
Nervos motores controlam a contração normal das fibras musculares esqueléticas. Ramificados dentro do tecido conjuntivo do perimísio neste local de inervação, o nervo perde sua bainha de mielina e forma a dilatação que se situa dentro de uma depressão da superfície da fibra muscular.
A contração muscular é definida como um “estado gerador de alta tensão” e é sempre seguida de um “estado gerador de baixa tensão”. Em termos simplificados, isso significa que o músculo é colocado sob tensão e depois se relaxa.
O músculo se preocupa com o que acontece internamente. Então, se você conscientemente parado fizer força para contrair o músculo ao máximo que conseguir, vai dar o mesmo estímulo que se você tivesse pegando peso. O peso, na verdade, só te obriga a contrair o mais intenso que você consegue.
Músculos: Ossos, músculos, tendões e ligamentos movimentam o corpo - UOL Educação A grande maioria dos animais se locomovem, em geral para capturar seu alimento, para acasalar ou para fugir de situações que coloquem suas vidas em risco. Com o ser humano não é diferente, embora, muitas vezes, realizemos mo
Os músculos representam a parte ativa do aparelho locomotor. Existem aproximadamente 600 músculos no corpo. Desempenham funções determinadas de acordo com seu objetivo. Os músculos são feitos de fibras que se contraem quando estimulados por impulsos nervosos.
Músculos que movem o úmero: exemplos: deltoide e supraespinhal. Músculos que movem os dedos: exemplos: flexor profundo dos dedos e extensor do indicador.
O trabalho de um músculo depende da força que desenvolve e, portanto, do seu volume, que, por sua vez, está em relação com o número de fibras que o forma. Enquanto desenvolve o seu trabalho, o “músculo produz calor. Fazendo ginástica, como todos podem constatar, há aquecimento do corpo.
Como lidar com a instabilidade emocional?
Qual antibiótico para glândula Adanal?
Como tratar calvice feminina com produtos naturais?
Como configurar um ramal no PABX?
O que podemos usar para curar a bronquite?
Como a depressão se manifesta?
Quanto tempo demora para produzir sorgo?
Quais são as características clínicas da fluorose?
Como consultar as pendências no CPF?
Como tratar cicatriz com fibrose?
Como transformar um interruptor de luz em tomada?
Como estimular a produção de ácido clorídrico?
Como fazer um projeto de estrutura metálica?
Quais são as premissas básicas para a elaboração de uma embalagem?