O niilismo, de acordo com a perspectiva de Gianni Vattimo, filósofo niilista italiano, pode ser considerado como um movimento “positivo” – quando pela crítica e pelo desmascaramento nos revela a abissal ausência de cada fundamento, verdade, critério absoluto e universal e, portanto, convoca-nos diante da nossa própria ...
O Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. ... A descrença que essa ideologia prega, alcança as várias áreas da sociedade como: arte, ciências humanas, ética, literatura, moral e teorias sociais, fazendo as pessoas acreditarem na redução ao nada, no aniquilamento e na inexistência.
Não existe outra maneira de enfrentar e vencer o niilismo a não ser devolvendo ao corpo a sua potência de existir, isto é, libertando-o de uma moral que retirou dele a possibilidade das alegrias e dos prazeres reais.
Você é niilista? ... Mas para Nietzsche aquele que adota crenças que não são verdadeiramente as suas, como a de uma religião ou de um grupo, também é um niilista. Ele vive de forma inautêntica, porque renuncia a si próprio em nome do céu, do estado, da família, da sociedade…
Teve origem graças ao platonismo e Cristianismo. O sentido original do termo niilismo foi alcançado graças a Friedrich Heinrich Jacobi e Jean Paul. Só mais tarde esse conceito foi abordado por Nietzsche, que o descreveu como "falta de convicção em que se encontra o ser humano após a desvalorização de qualquer crença".
No primeiro niilismo, o negativo, a negação da vida se dá em nome de valores superiores, metafísicos; já no segundo niilismo, o reativo, ocorre a “morte de Deus” [note aqui, que Nietzsche apenas constata a morte de Deus na sociedade, ele não a apregoa, a questão da fé não interessa a Nietzsche, por si] e uma reação ...
Quando se fala de niilismo, é comum entender que se trata da negação de quaisquer valores. ... O niilista, desta forma, é aquele que acredita em valores que não se confirmam na realidade, é quem deixa de viver o agora em favor de uma suposta vida futura (num paraíso cristão ou numa sociedade ideal anarquista).
O niilista é o acusador: dos outros, de si, da existência, de tudo. ... Enquanto o sacerdote, o utópico, o sonhador, o crente, o fascista, o iludido, são aqueles que criam ficções para justificar suas acusações a este mundo e assim tornar a vida mais (in)suportável.
O Niilismo é uma concepção filosófica baseada na ideia de não haver nada ou nenhuma certeza que possa servir como base o conhecimento.
Como fica a micropigmentação labial depois de uma semana?
Como fica a partilha na separação de bens?
Como voltar ao tema original do Android?
Como fechar os programas em segundo plano?
Quais os tipos de doenças que afetam a coluna vertebral?
O que é flexão de números dos substantivos?
Como fica a garganta após retirar as amígdalas?
Tem como se tornar fluente em inglês sozinho?
Como ler livro baixado no Kindle?
Como ficar Fitness na quarentena?
Como ser um fisioterapeuta do trabalho?
Quanto ganha um fiscal da Anvisa?
Como se vestir como Kurt Cobain?
Como ser achado por recrutadores no LinkedIn?
Como confirmar presença em evento online?