Estrutura primária: nada mais é que a sequência de aminoácidos. Ela determina as estruturas secundária e terciária dessa proteína. Estrutura secundária: forma-se quando ocorre a ligação entre os elementos repetidos da cadeia principal polipeptídica. As junções desses elementos são por meio de ligações de hidrogênio.
Cada tipo de cadeia polipeptídica caracteriza uma proteína e constitui a sua estrutura primária. É dessa estrutura que dependem a forma e a função da proteína. Para entender melhor como as proteínas são produzidas, dê uma olhada na vídeo-aula abaixo. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
Algumas proteínas podem, ainda, apresentar uma conformação quaternária, formada por duas ou mais subunidades, como a molécula de colágeno, uma proteína formada por três subunidades proteicas. Com relação à classificação, as proteínas podem ser simples ou conjugadas.
Essa definição é bem explicada no texto Composição Química das Proteínas. A cadeia principal da proteína formada pela ligação dos aminoácidos e que mostra a sequência em que eles aparecem é chamada de estrutura primária da proteína. No entanto, uma mesma proteína pode adquirir também estruturas secundárias, terciárias e até quaternárias.
Estruturais: essas são as proteínas envolvidas na estruturação dos tecidos do ser vivo. O colágeno e a elastina, por exemplo, são importantes proteínas estruturais dos seres humanos.
Quais são os ligamentos que prendem o útero as demais estruturas da pelve?
Como conectar o Airdots no celular?
Como fazer um texto de desculpa para namorado?
Como descrever uma sala de estar?
Como saber se o CREA está ativo?
O que são Atividades-meio nas empresas explique?
Como se vestir como uma blogueira?
Como é feita a nomenclatura das aminas?
Como fazer instalação de luminária de LED?
Como fazer descrição para cego ver?
Como saber a receita marginal?
Quanto tempo a meningite viral demora para se manifestar?
O que passar antes de raspar a perna?
O que é volatilidade no mercado de ações?
Qual a fórmula para calcular a frequência cardíaca nas mulheres?