A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.
Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Nos seres humanos eles são encontrados nas órbitas oculares, e são revestidos por uma membrana dotada de finíssimos vasos sanguíneos chamada de conjuntiva.
A visão é um dos sentidos mais essenciais para a grande maioria dos seres vivos. Ora, o olho é um órgão complexo e com alto grau de desenvolvimento, fundamental para perceber tudo o que está à nossa volta. Para ter ideia, as células com maior metabolismo de todo o nosso organismo estão justamente no sistema ocular.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.
Podemos dizer que o olho é formado por três camadas: a mais externa, formada pela esclera e pela córnea; a camada média, formada pelo coroide, corpo ciliar e íris; e a camada mais interna, que é constituída pela retina.
Mecanismo da visão . Os raios de luz refletidos do objeto entram nos nossos olhos, atravessam as estruturas oculares - a córnea, a pupila, os humores, o cristalino – e chegam ao fundo do olho, até a retina, onde existem células sensíveis a luz. A imagem transformada em impulsos nervosos, é enviada a través do nervo óptico ao cérebro.
O processo químico da visão estabelece a correlação entre o processamento físico da aquisição da luminosidade e a ação biológica da sensação.
Como funciona? Com diversas aplicações na solução de problemas reais, as tecnologias voltadas à visão computacional têm se proliferado em diversas áreas. Um dos usos populares destas tecnologias está na medicina, nas tarefas de diagnóstico por meio da extração de informações das imagens de radiografias, ultrassonografias, ressonâncias etc.
De forma análoga entre as duas ferramentas, podemos tentar compreender o funcionamento da visão nas pessoas: Diafragma – pupila. Na máquina fotográfica, a luz penetra por uma abertura que tem o seu regulamento feito pelo diafragma. Nos olhos temos a pupila que cumpre com a mesma função.
Quais os direitos de quem trabalha na escala 12X36?
Como bloquear o acesso ao histórico do Google Chrome?
Como montar um Centro de Especialidades Odontologicas?
Como dividir os lucros em uma sociedade de advogados?
Como impermeabilizar lona de caminhão?
Como desativar o bloqueio automático do PC?
Como funciona a estratificação social em nossa sociedade de um exemplo?
Como iniciar uma igreja em células?
Como é feita a distribuição dos royalties do petróleo?
Como salvar a declaração de imposto de renda para continuar depois 2021?
Como funciona a entrega pelo Mercado Livre?
Qual produto usar para impermeabilização de caixa d'água?
Como é feita a escala de Apgar?
Como colocar um arquivo do Illustrator no After Effects?
Como é feita a doação de medula óssea?
Como importar um Arquivo para o Illustrator?
O que quer dizer que o produto foi entregue a transportadora?