De acordo com BRACHT et al (1992), a avaliação nas aulas de Educação Física geralmente é feita pela consideração da presença em aula, sendo este o único critério de aprovação e reprovação, ou então, reduzindo-se a medidas de ordem biométrica: peso, altura, etc., bem como técnicas: execução de gestos técnicos, destrezas ...
A avaliação deve abranger as dimensões cognitiva (competências e conhecimentos), motora (habilidades motoras e capacidades físicas) e atitudinal (valores), verificando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens – corporal, escrita e ...
Isso pois a avaliação na educação física é responsável por avaliar os esforços físicos realizados pelos alunos identificando as dificuldades que podem haver nesse meio. Além disso, é através deste critério que podemos auxiliar este mesmo indivíduo a melhorar sua performance.
“A avaliação em educação física dever ser feita através da “observação” do aluno avaliado as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. O professor avalia o aluno através do conhecimento do assunto (conceitual), através da habilidade motora (procedimental) e através dos valores (atitudinais)”.
Para levar os alunos a conhecer o próprio corpo, o melhor caminho é diagnóstico prévio e análise constante. Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida.
De acordo com as orientações do Ministério da Educação, a avaliação formativa deve prevalecer em relação à avaliação sumativa e deve estar integrada nos processos de ensino e aprendizagem. No entanto, persistem dificuldades por parte dos professores e das escolas em desenvolver práticas de avaliação formativa.
A avaliação física tem como objetivo entender e identificar o nível de condicionamento físico, avaliar fatores de riscos para doenças cardiovasculares, avaliar disfunções nos padrões básicos de movimento, entre outros.
Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida. Portanto, nada de considerar apenas a frequência às aulas, o uniforme ou a participação em jogos e competições ...
A realização da avaliação física dentro das academias é de vital importância para o resultado do aluno, porque é através dela que podemos quantificar o real estado do condicionamento físico do indivíduo. Uma avaliação física baseia-se em três pilares: avaliar, analisar e prescrever.
Contudo, a educação física não se limita à formação das aptidões físicas do indivíduo e transcende a dimensão puramente recreativa, mas sim na sua educação e consciência como um todo.
Este Grupo concluiu que até 80 % de crianças em idade escolar só praticam uma atividade física na escola, e que necessitariam de pelo menos mais uma hora diária de exercício físico ligeiro.
Como se planta um pé de amora?
Como instalar o WordPress de graça?
Como colocar documento no Google Docs?
Qual tinta usar para pintar máscara de látex?
Porque o cabelo descolorido não pega tinta?
Como tingir o cabelo naturalmente de vermelho?
Como fazer uma armadura de cota de malha?
Como instrumento avaliativo O portfólio é organizado pelo aluno?
Como pintar cabelo em casa com Color Touch?
Como pintar o cabelo com canetinha passo a passo?
Como pintar os cantos da parede com cores diferentes?
Como baixar Silhouette Cameo 3?
Como pintar parede com borra de café?
Tem como pintar o cabelo com tonalizante?
Como pintar o cabelo preto de roxo com violeta genciana?