Além disso, para lajes em balanço, a última versão da ABNT NBR 6118 trouxe novos parâmetros específicos para seu dimensionamento com maior segurança. Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura: [...] 10 cm para lajes em balanço (ABNT NBR 6118:2014 p. 74).
O tamanho máximo da laje em balanço deve ser de 1/3 do vão. Ou seja, se uma laje for de 6 metros, o balanço deve ser de 2 metros. Portanto, esse é um cuidado no momento em que for escolhida a viga em balanço para sua laje em balaço.
Nas lajes em balanço, o vão teórico é o comprimento da extremidade até o centro do apoio, não sendo necessário considerar valores superiores ao vão livre acrescido da metade da espessura da laje na face do apoio.
Desde já agradeço." É normal que as edificações apresentem ligeiras trepidações e movimentações. Esses comportamentos das estruturas são calculados e previstos e devem ficar dentro de faixas de tolerância definidas pelos projetos estruturais.
Laje Maciça
Esse tipo de laje é mais indicado para projetos de estruturas que precisam de um “travamento mais eficaz”. Oferecendo mais segurança, elas são ideais para construções que precisem de balanço, como, por exemplo, marquises.
20 curiosidades que você vai gostar
A laje maciça é a mais utilizada no Brasil. Conhecida também como laje simples, esse tipo de laje de concreto é montada com o auxílio de formas de madeira resinadas. O concreto é despejado na forma sobre uma armadura de aço. A laje maciça é apoiada por vigas de concreto, que aumentam a sua sustentação.
As lajes maciças mais comuns são a tradicional e a nervurada. Prós: Vence grandes vãos, mais resistente à trincas e fissuras, acabamento liso na parte inferior (no caso da laje tradicional).
A vibração não necessariamente quer dizer que haja algum problema na laje, a menos que seja uma vibração muito grande ou muito "duradora". Se for vibração ou sonido firme e rápido, pode estar dentro da normalidade.
uma solução rápida seria a execução de uma viga metálica de reforço no eixo central da sua laje, isso dividiria o vão e daria mais um ponto de apoio para usa laje. Peça para um profissional da área de engenharia estrutural fazer uma visita e dimensionar um reforço que elimine os efeitos de vibrações.
Uma vez que uma laje em balanço trabalha unicamente na direção do balanço, as mesmas podem ser calculadas como vigas retangulares, engastadas em uma extremidade e livre na outra, com uma faixa arbitrária. A fim de facilitar os cálculos, recomendo utilizarmos uma faixa de 1,0 m de largura.
5 cm para lajes de cobertura não em balanço; 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN; e 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.
Este tipo de solução está sendo muito utilizado atualmente, principalmente em edificações residencias e comerciais. A ordem máxima de vão obtido com esse sistema é de 12 m; para vãos maiores a laje torna-se demasiadamente espessa, inviabilizando o seu uso.
Estrutura visualmente semelhante às lajes comuns, com até três bordas sem apoio, sua principal diferença e a região onde acontece a compressão e a tração, ocasionando uma inversão na armadura.
Marquises são estruturas em balanço formadas por vigas e lajes ou por apenas uma laje. Normalmente, são projetadas com a função arquitetônica de cobertura e proteção de “halls” de entrada das construções.
Como saber se a laje está cedendo?Fissuras, trincas ou rachaduras. ...Mofo e bolores. ...Paredes descascadas e com bolhas. ...Descolamento do revestimento. ...Falhas de concretagem.
Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. "Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2. As cargas precisam ser bem distribuídas", explica Lezental.
Misture o contrapiso pronto quartzolit manualmente, por meio de uma betoneira com misturadores mecânicos. Aplique uma nata de cimento e espalhe logo em seguida o produto. Realize a compactação até a espessura de referência. Sarrafeie o produto com o auxílio de uma régua de alumínio.
Para reforçar a laje, você pode precisar dobrar colunas de sustentação, instalar vigas de metal, e dar um novo acabamento em alguns pontos onde essas estruturas de reforço foram instaladas. Inclua tudo isso no seu orçamento, e lembre-se que as colunas podem ter que subir até o telhado para o suporte apropriado.
São mais leves; ágeis na montagem, já que um bloco de isopor substitui cinco lajotas de cerâmica; mais resistentes tanto no transporte, na colocação e na concretagem.; facilitam as instalações elétricas e tubulações; não absorvem a água do concreto no processo de "aguar a laje", o que possibilita a cura da laje mais ...
A chamada laje H8 para forro é indicada para ser utilizada em vãos menores, pois ela suporta apenas o telhado, a caixa d agua e pessoas realizando algum serviço. A chamada laje H12 para piso é indicada para dividir os andares de uma residência ou locais que possuem mais de um pavimento.
A diferença entre a laje nervurada treliçada H8 da laje nervurada treliçada H12 ou H16, é a altura do fio da vigota treliçada, porém as informações mais importantes são, a carga por m² que será submetida a laje e o comprimento do vão.
Como encerrar contrato de experiência?
Como tirar sangue de veias difíceis de encontrar?
Quanto o Ethereum pode chegar em 2021?
Quais são os princípios éticos do Cristianismo?
Quais técnicas podem ser usadas nas reuniões de mediação?
Pode tomar remédio de verme em crise?
Como mandar E-mail perguntando sobre processo seletivo?
Qual é o sinal de sublinhado no WhatsApp?
Como calcular o lucro do açaí?
Qual a formação cultural do povo brasileiro?
O que são pontes de hidrogênio explique?
Pode usar lidocaína em feridas?
Como converter medida de tempo?
Qual o nível de poder do King?