No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.
A cartilagem hialina é uma forma avascular de tecido conjuntivo, composta de células denominadas condrócitos e de matriz extracelular de aparência homogênea e altamente especializada.
Os tipos de crescimento da cartilagem são aposicional e intersticial. No crescimento aposicional há formação de cartilagem sobre a superfície de cartilagem já existente por células provenientes do pericôndrio. Já o crescimento intersticial ocorre no interior da cartilagem pela divisão dos condrócitos.
Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. ... Durante o desenvolvimento embrionário o esqueleto é formado por cartilagem hialina, gradativamente orientando a substituição por ossificação endocondral.
Como já dito, o tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos e, portanto, não recebe nutrientes por essa via. Os nutrientes são levados até a cartilagem por vasos sanguíneos presentes em um tecido conjuntivo adjacente denominado de pericôndrio.
É encontrada no disco epifisário, permitindo o crescimento longitudinal dos ossos. Neste disco, a cartilagem hialina apresenta os condrócitos dispostos em fileiras ou colunas paralelas, comumente recebendo a designação de cartilagem seriada.
O crescimento intersticial é menos importante e quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem. À medida que a matriz se torna cada vez mais rígida, o crescimento intersticial deixa de ser viável e a cartilagem passa a crescer somente por aposição.
Como o colágeno e a elastina são flexíveis, a consistência firme das cartilagens se deve às ligações eletrostáticas entre as glicosaminoglicanas das proteoglicanas e o colágeno, e à grande quantidade de moléculas de água presas a estas glicosaminoglicanas (água de solvatação) que conferem turgidez à matriz.
As cartilagens (exceto as articulares e as peças de cartilagem fibrosa) são envolvidas por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de pericôndrio, o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra.
É o tipo de cartilagem mais encontrada em grande variedade no corpo humano adulto, mais especificamente no disco epifisário, onde dispõe-se em colunas ou fileiras paralelas, fazendo com que receba também a designação de cartilagem seriada. É exatamente esse tipo de cartilagem que proporciona resistência aos tecidos do nosso corpo.
Como podemos prevenir a resistência à antibioticoterapia?
Quais são as formas de excreção do colesterol?
O que é unidade de concentração?
O que os fertilizantes provocam nas algas?
Como se chama o desequilíbrio causado pelo excesso de nitrogênio no solo?
Como posso usar a água de forma sustentável?
Como podemos controlar os efeitos de uma poção para envelhecer?
Como deve acontecer o processo de elaboração do projeto político pedagógico de uma escola?
Por que precisamos ter órgão dos sentidos?
Como podemos cuidar melhor dos bens patrimoniais?
O que lhe agrada na convivência com os outros?
Como descriptografar um arquivo de texto?
Como brincar de UNO pelo WhatsApp?
Como ler o código de cores das resistências?
Como jogar o baralho cigano passo a passo?
Quais os fatores que influenciam a migração em um gel de agarose?