Por meio da combustão, o carvão mineral pode gerar diversos subprodutos, bem como gerar energia. A utilização do carvão tornou-se mais intensa em meados do século XVIII, período que corresponde à Revolução Industrial. O carvão mineral era utilizado para viabilizar o funcionamento das máquinas a vapor.
→ Carvão mineral
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
É capaz de produzir quantidades significativas de energia por unidade de peso. | É uma fonte de energia não renovável, podendo, então, esgotar-se ao longo dos anos. |
→ Desvantagens O carvão mineral é considerado o combustível fóssil mais poluente do mundo, contribuindo para a poluição atmosférica; ... A combustão do carvão emite à atmosfera diversos gases poluentes; Pode provocar explosões em virtude de sua facilidade de inflamar.
Atualmente, o principal uso da combustão direta do carvão é na geração de eletricidade, por meio de usinas termoelétricas. ... Vale destacar que o carvão mineral não é o único combustível usado para gerar energia: petróleo, gás natural, energia nuclear, hidroelétricas e até o vento e o sol podem ser utilizados.
O minério em questão formou-se há milhões de anos. O processo de sua formação aconteceu a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Todos esses fragmentos vegetais, após terem morrido, foram depositados e soterrados por sedimentos.
O Carvão Mineral é uma rocha sedimentar, formada ao longo de milhares e milhares de anos, tendo origem fóssil. Ele é formado pela sedimentação de resíduos orgânicos, como troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Estes vegetais cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos.
Vantagens e desvantagens da energia nuclear
Hoje o carvão mineral é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas. Os grandes produtores mundiais desse recurso são os Estados Unidos, China, Cazaquistão, Rússia, Polônia, Índia, Alemanha, Austrália e África do Sul.
A queima de carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos, como por exemplo o mercúrio e outros metais pesados como vanádio, cádmio, arsênio e chumbo. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global e contribuindo para a chuva ácida.
A utilização da energia do carvão acontece principalmente na fabricação de cimento, utilizado tanto da energia como matéria prima mesmo. E também nas termoelétricas. A extração do carvão não acontece assim tão tranquilamente para o meio ambiente.
Como ocorre a transformação do carvão mineral em energia? A produção de energia usando o carvão mineral é relativamente simples, dividido em 4 etapas Antes de o carvão ser queimado, é pulverizado até à finura do pó de talco. É então misturado com ar quente e soprado na fornalha da caldeira.
O carvão mineral vem sendo amplamente utilizado em siderúrgicas, indústrias químicas, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, explosivos e produção de energia das termoelétricas. Como se dá a formação do carvão?
O carvão mineral é muito poluidor, pois apresenta substâncias chamadas de sulfetos (como a pirita) que podem reagir quimicamente com o ar ou água (por causa da presença de oxigênio), e forma substâncias como o ácido sulfúrico e sulfato ferroso que vão para o subsolo e para o lençol freático (água subterrânea), contaminando solos, rios e lagos.
Qual a diferença entre barranco e talude?
Quais são os subgrupos do Ativo circulante?
Qual é a forma de energia mais utilizada pela população mundial?
Qual é a lei do cuidador de idoso?
O que significa sonhar com fila de pessoas?
Como usar bicarbonato para micose?
Qual a medida de uma caixa de gordura?
O que é progressão é reclassificação?
O que acontece depois da perícia médica judicial?
Qual o melhor portão de ferro ou de alumínio?
É verdade que a mulher tem que dormir mais que o homem?
O que começar a estudar em Química?
Como fazer cálculo de trabalho?
Qual o melhor telhado custo-benefício?