Os déspotas esclarecidos conseguiram implantar medidas modernizadoras em seus Estados sem abrir mão do absolutismo por meio do apoio popular e da burguesia, influenciando positivamente o comércio e dando mais espaço na participação política.
Contexto. O despotismo esclarecido desenvolveu-se sobretudo no leste europeu (Áustria, Prússia e Rússia), Estados então recentemente constituídos, de economia em geral atrasada e essencialmente agrícola, nos quais a burguesia era muito fraca e, consequentemente, com pouco poder político.
O despotismo esclarecido é uma expressão usada para designar uma forma de governo característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII. Foi uma forma de governo adotada pelos reis com o objetivo de transformar a monarquia absolutista que estava em crise com a popularidade das ideias iluministas.
Algumas das monarquias absolutistas passaram a absorver alguns dos pontos sugeridos por filósofos iluministas a respeito de política. O objetivo era reformar a estrutura do Estado a fim de evitar colapsos como o que aconteceu à França, em 1789.
A enciclopédia tinha como elementos norteadores a liberdade individual, comercial, industrial, de pensar, escrever e publicar; oposição clara às ideias religiosas e ao absolutismo político, que eram considerados obstáculos para a liberdade.
As reformas proporcionadas pelos déspotas em seus Estados visavam à adequação de seus governos às reformas sociais vigentes naquele contexto. ... Contudo, as reformas promovidas pelos déspotas esclarecidos nos seus Estados tinham como principal objetivo atender às necessidades da ordem burguesa em ascensão.
A expressão “despotismo esclarecido” foi cunhada pelo historiador alemão Wilhelm Roscher, em 1847, portanto, não foi contemporânea a tal política. O historiador, com este termo, queria explicar uma série de governos que adotaram vários princípios iluministas como o racionalismo, os ideais filantrópicos e o progresso.
O chamado "despotismo esclarecido" é o termo mais comum utilizado para designar a prática dos monarcas que, apesar de reinarem de forma absoluta, ainda implementaram reformas político-econômicas baseadas nas ideias iluministas vigentes no período.
O despotismo esclarecido desenvolveu-se sobretudo no leste europeu (Áustria, Prússia e Rússia), Estados então recentemente constituídos, de economia em geral atrasada e essencialmente agrícola, nos quais a burguesia era muito fraca e, consequentemente, com pouco poder político.
Os reis e rainhas que se filiavam a pensadores iluministas e adotavam seus valores para governar eram chamados de déspotas esclarecidos. O despotismo esclarecido representou um esforço dos monarcas de modernizar o Estado e livrá-lo da influência da religião, principalmente da Igreja Católica.
Desenvolveu-se no leste europeu onde a economia ainda era atrasada e a burguesia era muito fraca ou inexistente. O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
Nos Estados italianos, o principal representante foi o Arquiduque Leopoldo de Habsburgo, grão-duque da Toscana e futuro imperador Leopoldo II. No reino de Nápoles destaca-se a ação do ministro Tanucci; Em Espanha, o despotismo esclarecido manifestou-se durante os reinados de Filipe V, Fernando VI e, em particular, durante o de Carlos III.
Qual é a relação entre a demanda e renda?
Como fazer um mapa com vários endereços?
O que caracteriza o funcionalismo?
Como mudar o nome no Pokémon GO 2021?
Quais são os métodos Autocompositivos?
Como alfabetizar uma turma de primeiro ano?
Porque o microfone não funciona no Google Meet?
Que tipo de hormônio e a prolactina?
Qual é a origem da Lamborghini?
O que são frações equivalentes?
Como salvar presets no lightroom?
Quais bactérias o alho combate?