Sublimação é um processo físico de transformação direta da fase sólida para fase gasosa, sem passar pela fase líquida, que representa o nível intermediário de agitação das partículas.
Nessa técnica, a tinta, que está no papel, passa do estado sólido para o gasoso, enquanto marca a peça desejada. Para fazer isso, basta colocar o tecido que deseja sublimar e o papel sublimático em uma prensa. O calor do equipamento é o que faz a transferência de imagem entre os objetos.
Na sublimação, a tinta sublimática vai passar do seu estado sólido para o gasoso diretamente, marcando indelevelmente o objeto ou o tecido. A técnica de sublimação pode ser aplicada em diversos tipos de tecido ou em objetos dos mais diversos.
Tecidos mistos que tenham no mínimo 60% de fibras sintéticas, com o poliéster e a poliamida na sua composição, podem tranquilamente ser usados para sublimação....Entre os principais tecidos, podemos citar:
É utilizada uma impressora adaptada a uma tinta própria para o tecido, a sublimática, para imprimir o desenho, é muito parecida com as impressoras que usamos, porém é maior. O processo é parecido com o transfer, utiliza calor e pressão, mas tem a vantagem de a estampa sublimada aderir ao tecido em vez de grudar apenas.
O nome do produto é Clear Subli Cotton Mono, e conforme você pode ver na imagem acima, é aplicado no algodão (ou viscose) como se fosse uma tinta de serigrafia (silk-screen) e depois passada na estufa. Depois basta levar para a prensa e sublimar normalmente, como se fosse uma peça em poliéster.
A sublimação é um processos de impressão digital realizado diretamente em tecidos e outros materiais que vão desde papéis com fibra de celulose a até impressões em lonas e objetos de plásticos.
Um metro linear de seda pode custar entre reais. Já o metro de uma base similar de poliéster sai por 5 reais.
Confira abaixo os 4 melhores tipos de tecidos para estampar por sublimação.
A sublimação pode ser feita em praticamente todo o tipo de tecido, nomeadamente bandeiras publicitárias, roupa, objetos de decoração … De seguida explicamos-lhe como se processa esta técnica de impressão e tudo o que está envolvido na mesma. Ora veja. 1. Impressora e tinta específica
O processo de sublimação têxtil é uma técnica de personalização que permite fazer estampagens em peças brancas feitas de 100% poliester. Atenção ao que acabamos de dizer: o processo de sublimação têxtil só funciona mesmo com peças brancas.
A transferência térmica é uma técnica mais antiga e comumente usada para sublimação. Ela consiste em usar um papel especial que recebe a impressão e é colocado em cima da superfície escolhida, onde a imagem é transferida por meio de calor e pressão. Este tipo de sublimação leva mais tempo e é muito mais trabalhoso.
Porque hoje, além de tecidos, é possível trabalhar com muitos objetos, que constituem todo o mercado brindes – fundamental ao comércio e indústrias em geral. Além disso, a sublimação garante ótima qualidade de imagem e durabilidade: mesmo depois de muitas lavagens, as cores da estampa permanecem firmes.
Porque os elfos são considerados mágicos?
Quais os requisitos para ser sumo sacerdote?
Porque a D-glicose e a D-manose são epímeros?
Quantos feriados vai ter em 2022?
Quem ganhou o Melhor do Mundo em 2007?
Quanto rende 30 milhões na poupança 2022?
Quais são as principais atividades praticadas no ecoturismo?
Onde encontrar a bactéria Christensenellaceae?
Qual a melhor gordura saturada ou insaturada?
Qual o oposto de um número negativo?
Quanto custa por mês uma Empregada Doméstica com carteira assinada?
Quem ganhou Melhor do Mundo em 2020?
O que acontece quando o feijão vence?