O ozônio é produzido através da exposição do oxigênio em uma excitação elétrica ou radiação solar. O oxigênio é um gás alótropo, em química, isso significa que o oxigênio é um dos elementos químicos que conseguem formar substâncias diferentes agregando-se unicamente em quantidades de átomos diferentes.
Assim se explica o fato de a camada preservar a mesma espessura, desde sua formação inicial há cerca de 400 milhões de anos. Só assim foi possível a vida na Terra, já que ela funciona como um escudo protetor contra o excesso de radiação ultravioleta.
Ozônio estratosférico Esse ozônio é formado por reações fotoquímicas. Basicamente, a radiação solar em comprimentos de onda ultravioleta e infravermelho dissociam as moléculas de oxigênio, formando o oxigênio atômico (O). Por sua vez, este reage com O2, formando o ozônio (O3).
O filtro de ozônio capta parte do oxigênio do ambiente e transforma em ozônio. Logo depois, ele é inserido na água presente no reservatório. O tratamento com ozônio também é usado para solucionar problemas ambientais. Ajuda na descontaminação de solos, bem como na eliminação de odores de fertilizantes.
Camada de ozônio está se recuperando graças ao Protocolo de Montreal. A cooperação internacional em diminuir o uso de produtos químicos que destroem a camada de ozônio está ajudando na sua recuperação. A constatação é de um estudo científico publicado pela revista científica Nature.
Uma boa notícia para o meio ambiente: a camada de ozônio, que protege a Terra contra os raios ultravioleta solares, vem se recuperando a uma taxa de cerca de 2% ao ano desde 2000 e pode estar completamente regenerada até 2060, segundo um estudo da ONU.
A produção de ozônio está relacionada a tecnologia dos geradores utilizados. Um gerador de plasma diferencia-se por produzir ozônio com descargas elétricas com frequências bem maiores do que um gerador de ozônio convencional de corona.
A concentração de ozônio é resultado de sua alta reatividade: um equilíbrio entre a sua produção e destruição gerando uma camada de alta e baixa concentração.
Por outro lado, existe a reação que beneficia a camada de ozônio: Quando a luz solar atua sobre óxidos de nitrogênio, estes podem reagir liberando os átomos de oxigênio, que se combinam e produzem ozônio. Estes óxidos de nitrogênio são produzidos continuamente pelos veículos automotores, resultado da queima de combustíveis fósseis.
O gás ozônio foi descoberto em 1840 através do processo de eletrólise, a produção em laboratório teve melhora até 1857, quando Werner Von Siemens desenvolveu um processo para o uso geral e industrial do ozônio.
Como calcular quantos quilos de adubo por hectare?
Quais são os tipos de própolis?
Qual a média de tempo para cirurgia de menisco?
O que fazer quando estoura o cartão de crédito?
Qual melhor bairro para morar em Cascavel?
Quanto tempo produz um pé de café?
Quem é o mais forte dos Cavaleiros de Prata?
Qual o valor do auxílio jovem?
Tem problema deixar o celular desligado por muito tempo?
Qual a faculdade que tem menos tempo?
Porque os bebês choram quando são colocados no berço?
Quais são os princípios da organização linear?
Quais são os piores vícios do mundo?
Qual é a diferença entre dons e talentos?
Qual é a diferença entre cronograma e gráfico de Gantt?