O exame físico da pele da face é dividido em inspeção, palpação e classificação da pele (tipologia/fototipo/fotoenvelhecimento). Para o exame físico, a iluminação deve ser boa, dando-se preferência para a luz do dia. Existem instrumentos que facilitam o exame físico.
Para avaliar por meio da técnica de palpação, o profissional pode fazer uso de digitopressão para sentir se na pele há sinais de desidratação, sensibilidade, elevações ou crostas, avaliando também a temperatura da região.
O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico.
O exame físico geral inclui: avaliação do estado geral, avaliação do estado de hidratação, antropometria, avaliação do estado nutricional, desenvolvimento físico/biotipo ou tipo morfológico, fácies, atitude e decúbito preferido no leito, mucosas, marcha.
EXAME FÍSICO CABEÇA E PESCOÇO: Crânio normocéfalo. Ausência de movimentos involuntários Ausência de retrações, cicatrizes e abaulamentos no couro cabeludo. Cabelos com implantação normal e sem infestações parasitárias. Implantação das sobrancelhas normal.
24 curiosidades que você vai gostar
Exame do abdome normal
ABDOME: plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral, retrações ou abaulamentos. Peristalse não identificável à inspeção. Ruídos hidroaéreos presentes nos quatros quadrantes (+/IV). Ausência de timpanismo difuso e macicez em flancos.
Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ... II – Diagnóstico de Enfermagem. ... III – Planejamento de Enfermagem. ... IV – Implementação. ... V – Avaliação de Enfermagem.
Os métodos propedêuticos inspeção, palpação, percussão e ausculta contribuem para a identificação dos sinais e sintomas de normalidade e anormalidade.
Para saber o tipo de pele é importante levar em consideração algumas características como sensibilidade, idade da pele, pigmentação, oleosidade e tendência para formar rugas, o que pode ser avaliado por meio de exames visuais, táteis ou por meio de aparelhos específicos utilizados por um dermatologista.
O programa de avaliação da pele mostra que os exames devem se basear em 6 pilares:1 – A classificação do tipo de pele.2 – A classificação do tratamento estético.3 – Fototipo da pele.4 – Espessura da pele.5 – Nível de hidratação da pele.6 – Identificação do tratamento home-care.
O examinador deve realizar um exame bem minucioso da lesão, observando sua forma (redonda, discoide, retangular), tamanho (em cm ou mm), cor (cor básica, tonalidade), limites (definidos, mal definidos), superfície (lisa, rugosa) consistência (dura, flutuante, elástica), distribuição (simetria, extensão, topografia), ...
Descrição dos itens a serem avaliados:Vermelhidão;Acne;Prurido;Exposição a determinados produtos, como: maquiagem, filtro solar, produtos químicos, joias e/ou bijuterias, após ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos quentes e condimentados ou se há algum diagnóstico anterior de rosácea e dermatite.
Pele normal: o lenço ficará limpo e sua pele suave. Pele oleosa: o lenço ficará sujo. Pele seca: o lenço ficará limpo, mas você terá a sensação de que sua pele está ressecada, como se estivesse repuxada. Pele mista: o lenço apresentará pouca sujeira.
“Pegue um papel absorvente e o coloque por cima da face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. E, se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca“, indica a especialista.
Na medicina entende-se por propedêutica o conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de uma base a partir da qual o médico se orienta para chegar a um diagnóstico. As técnicas envolvem: informações orais; dados de exame físico; outros exames norteados pelo volume de conhecimento coletado.
Retrair prepúcio expondo a glande (secreções, esmegma, lesões ou inflamações). Comprimir levemente o meato urinário: visualização da porção terminal da uretra – secreções, coloração. A borda deve ser rosada e lisa. (Vermelhas, evertidas, edematosas, secreção – sugere uretrite).
A utilização dos métodos propedêuticos segue uma ordem. Durante o exame físico do abdome, o enfermeiro deve primeiramente realizar a inspeção, em seguida a palpação e percussão, e por fim a ausculta.
O quarto capítulo – Primeira Etapa do Processo de Enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico) – discute a respeito da investigação para identificar problemas e necessidades do paciente e assim, determinar seu estado de saúde.
Pela Resolução COFEN 358/2009(8), são estabelecidas cinco etapas: Coleta de Dados ou Histórico de Enfermagem, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.
Fazem parte da etapa de coleta de dados do processo de enfermagem, EXCETO:Exame físico.B. Dados do prontuário.C. Agrupamento de dados coletados.D. Diagnóstico e dados de laboratórios.
Sinal de Giordano:
Se a manobra evidenciar sinal de dor aguda, em pontada, no paciente, o sinal de Giordano é positivo, o que indica grande probabilidade doença renal (litíase e pielonefrite aguda).
Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).
O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.
Pele normal: ela é, geralmente, mais saudável, pouco brilhosa ou ressecada, e costuma produzir sebo em quantidade adequada. Pele seca: é mais sensível às irritações, coceiras e vermelhidão. Por ter pouca oleosidade natural, ela tem um aspecto mais ressecado, áspero e com pouca luminosidade.
A avaliação estética consiste nas etapas iniciais da primeira consulta de um paciente, onde o profissional busca entender quais são os desejos e necessidades dele, assim como avalia aspectos do histórico de saúde que possam interferir no andamento do tratamento.
O que devo declarar na DCTFWeb?
Qual é a tarefa da filosofia contemporânea?
Qual a importância de comemorar aniversário?
Como saber o QUALIS pelo fator de impacto?
Qual injeção dói mais que a Benzetacil?
O que significa azeite nas lamparinas?
Como se chama uma pessoa cuidadosa?
O que fazer para aumentar a albumina?
Como tratar água de piscina com cloro líquido?
Qual é a pena da comunicação falsa de crime ou contravenção?
Quanto dura um giga de internet?