A unificação alemã iniciou-se, de fato, a partir das ambições prussianas sobre dois ducados controlados pela Dinamarca: Holstein e Schleswig. Esses ducados, então administrados pelos dinamarqueses, perderam a autonomia com o rompimento da Dinamarca de um acordo assinado em 1852.
Depois de obter a vitória na Guerra Franco-Prussiana, Guilherme I e Bismarck conseguiram completar o processo de Unificação da Alemanha em 1871.
Com a guerra contra a França vencida, o rei Guilherme 1º da Prússia foi proclamado imperador alemão em Paris em 18 de janeiro de 1871. Bismarck convencera os principados e reinos alemães a se unificarem num só Estado. Na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, em Paris.
O último conflito da unificação alemã foi a Guerra Franco-Prussiana, que ocorreu entre 1870 e 1871, entre a França e o Reino da Prússia. Essa guerra teve como estopim um desentendimento entre essas duas nações pela sucessão do trono espanhol.
Em 1949 foram formados dois Estados alemães: a República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental e a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental.
31 curiosidades que você vai gostar
O processo de unificação alemã foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck, que concretizou a formação da Alemanha depois de três guerras no final do XIX. ... A Prússia liderou esse processo por meio das ações tomadas por Otto von Bismarck como primeiro-ministro prussiano.
Em 1800, a Alemanha era um império decrépito, formado por centenas de insignificantes principados, cidades livres e estado eclesiástico e aristocráticos. Napoleão I da França recomeçou a guerra com o Sacro Império.
Consequências da Unificação da Alemanha
Revolução industrial alemã; Rivalidade com a Inglaterra em busca de mercados para escoar a produção; Promoção do isolamento da França; Surgimento da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria e Itália), um dos polos da Primeira Guerra Mundial.
A unificação alemã iniciou-se, de fato, a partir das ambições prussianas sobre dois ducados controlados pela Dinamarca: Holstein e Schleswig. Esses ducados, então administrados pelos dinamarqueses, perderam a autonomia com o rompimento da Dinamarca de um acordo assinado em 1852.
A consequência dessa primeira unificação é o desenvolvimento das forças italianas sobre as tropas austríacas, constituindo o que hoje chamamos de primeira guerra da independência. No entanto, o novo Estado perde a batalha, fazendo com que os ideais nacionalistas tomassem força.
É neste contexto que se dá a unificação da Itália, em 1870, e da Alemanha, em 1871. O movimento de unificação de Itália (1840-1860) foi desencadeado pela revolução de 1848-1849. O grande objetivo desta revolução patriótica era, essencialmente, expulsar os austríacos do Norte e estabelecer um estado italiano coeso.
O imperador do Sacro Império Romano-Germânico quando Lutero iniciou sua reforma era Carlos V, imperador de 1519 a 1556. Esse imperador convidou Lutero para participar da Dieta de Worms, em 1521, quando declarou que os atos de Lutero eram criminosos e o proibiu de seguir com suas pregações.
A criação da Alemanha e da Itália no século XIX alterou o equilíbrio de forças da Europa. No decorrer do século XIX, a ascensão de uma burguesia industrial em alguns estados germânicos e no norte da Península Itálica deu início ao processo de unificação de Alemanha e Itália.
O processo de unificação das duas nações, Alemanha e Itália, ocorreu entre as décadas de 1860 e 1870.
Em 1871, os Estados alemães se uniram com a criação do Império Alemão, sob liderança prussiana. Em novembro de 1918, as monarquias foram abolidas e a nobreza perdeu seu poder político. A Prússia foi efetivamente abolida em 1932, e oficialmente em 1947.
A Itália era predominantemente agrária e somente o reino de Piemonte-Sardenha começava a ter indústrias, e assim, uma burguesia influente. Com o liberalismo trazido pela Revolução Francesa, os movimentos nacionalistas italianos lutavam pela unificação política do país.
Os ideais de unificação italiana vão começar a surgir por volta de 1830, entre a camada popular proletária da população e a burguesia, em resposta às condições ruins de repressão e de pobreza. Por conta da forte repressão política estabelecida na Itália, esses assuntos eram discutidos em segredo.
Entre 1866 e 1870, após uma série de conflitos, as cidades de Veneza e Roma foram finalmente anexadas ao novo governo. A unificação da Itália teve seu fim no ano de 1929, quando após anos e anos de resistência da autoridade papal, o tratado de Latrão completou a formação da nação italiana.
Principais consequências:
- Resultou na finalização do processo de Unificação da Alemanha. - Fim da monarquia na França e queda do imperador francês Napoleão III. Com o fim da monarquia, teve início na França a Terceira República. - O Reino da Prússia anexou o território da Alsácia-Lorena.
Ocorre que parte do território da Áustria e da Prússia ficaram de fora da Confederação e isso permitiu a ambos atuar como países independentes. Prússia e Áustria passaram então a querer a hegemonia sobre os territórios alemães, pois a Prússia ansiava a unidade nacional.
O nacionalismo alemão foi um dos pontos-chave do nazismo "(Programa Nacional Socialista)" que os nazistas usaram para apoio ao povo alemão e da nação alemã. O primeiro ponto para o programa foi o de que "Exigimos a unificação de todos os alemães na Grande Alemanha com base no direito do povo à autodeterminação".
7 de maio de 1945: A Alemanha se rende incondicional. 23 de maio de 1945: O Partido Nazista é dissolvido. 2 de setembro de 1945: Fim da Segunda Guerra Mundial. 21 de junho de 1948: O marco alemão é introduzido pelos aliados ocidentais (os Estados Unidos, o Reino Unido e a França).
Um sistema absolutista de governo foi adotado. Em 1701, o eleitor Frederico de Brandemburgo foi coroado "rei na Prússia". No período de 1713 a 1740, o rei Frederico Guilherme I, também conhecido como o "Soldado Rei", estabeleceu um Estado altamente centralizado.
Após o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia. Independente, este reino tornou-se uma monarquia eletiva. Entre os anos de 1914 e 1918, a Alemanha, em conjunto com o Império Austro-Húngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial.
Quanto custa um processo de usucapião extrajudicial?
Como funciona o vale das Lojas Americanas?
Como funciona os minutos de tolerância?
O que são grupos sociais e casuais?
Como juntar 2 fotos em 1 online?
Como fazer para entrar na UVV?
Como assinar Google Play grátis?
Como enfeitar uma mesa simples para batizado?
Como fazer peças de acrílico em casa?
Como os aplicativos para localização funcionam?
Como montar a mesa para batizado?
Como calcular o peso de uma prova?
Quanto tempo dura o tratamento de RPG?
Quais os procedimentos utilizados para a montagem da composteira?