A maioria dos crustáceos realiza suas trocas gasosas por meio de brânquias.
Espécies filtradoras como as cracas, ou espécies muito pequenas como os copépodes, normalmente não tem brânquias, e usam somente a respiração tegumentar dos apêndices filtradores para troca gasosa.
- Os caranguejos são crustáceos que possuem, na parte das costas, uma carapaça protetora. - Habitam as regiões litorâneas do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem área de mangue. - Alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos. - Possuem dois olhos na extremidade da cabeça.
Dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Além disso, grande parte desses animais apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome. Os apêndices dos crustáceos são birremes (bifurcados), diferentemente dos outros artrópodes.
Os insetos respiram por traqueias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. Cada túbulo traqueal se ramifica e gera túbulos cada vez mais delgados que penetram nas células, oxigenando-as e removendo o gás carbônico como produto da respiração.
Vivem nas regiões litorâneas de todo o mundo, sendo algumas espécies encontradas em manguezais, como o caranguejo-uçá (Ucides cordatus), o aratu (Goniopsis cruentata) e o guaiamum (Cardisoma guanhumi), que vive nas bordas de tal ecossistema.
O caranguejo-uçá também é conhecido por caranguejo-verdadeiro. O uçá habita tocas profundas e tortuosas. As galerias desta espécie chegam facilmente a medir 84 centímetros de profundidade, mas podem ir além, até 1,15 metro. Geralmente a entrada da toca tem formato elíptico por causa de suas dimensões corporais.
Os crustáceos também apresentam olhos compostos, que se situam, geralmente, na extremidade de dois pedúnculos (por isso são chamados de olhos pedunculados), o que lhes possibilita ampla exploração do ambiente. ... É possível observar as antenas, outros apêndices próximos à boca e o par de olhos pedunculados.
Somente o caranguejo exibe essa preferência, apesar de ser capaz de andar em qualquer direção. Respiração na terra e da água. Os caranguejos compartilham as semelhanças mais anatômicas com os camarões e as lagostas, mas apenas os caranguejos, como espécie, são capazes de sobreviver em terra e na água.
Apesar de existirem diferentes estruturas para realizar-se nos diferentes animais, em todos os eles a respiração conta com uma membrana úmida e permeável, através da qual os grupamentos atômicos do oxigênio e gás carbônico se difundem saindo e entrando de seus corpos.
Anomurans comercialmente valiosos são os caranguejos litodídeos (literalmente “pedra”), dos quais os chamados o caranguejo-rei (Paralithodes camtschatica), encontrado no Japão e no mar de Bering e nas águas do Alasca, é o mais importante. Quase todos os caranguejos são decápodes, o que significa que têm 10 pernas.
Os caranguejos compartilham as semelhanças mais anatômicas com os camarões e as lagostas, mas apenas os caranguejos, como espécie, são capazes de sobreviver em terra e na água. Eles conseguem isso com brânquias e pulmões.
Quais são os principais recursos naturais?
Tem como evitar a anemia falciforme?
O que é o dispositivo da sentença penal?
Onde nasceu o escritor Victor Hugo?
Como descobrir o número do cartão Riocard?
Quais são as estruturas da psicanálise?
Quais os riscos de uma gravidez aos 44 anos?
Quantos cromossomos um homem recebe de seu pai?
Quais são os espaços públicos?
O que é uma tatuagem Freehand?
Qual linha encosta na linha de cota?
Como funciona o sistema ambulacrário dos equinodermos?
O que é necessário para formar uma frase?