A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
O tratamento endodôntico é indicado para pacientes nos quais a cárie chega até a polpa do dente, que acaba comprometendo a raiz.
Endodontia UFSC “A Endodontia é a área da Odontologia que se ocupa da prevenção e tratamento das doenças que ocorrem na polpa e no periápice dental”. “Endodontia é a especialidade da Odontologia que estuda a morfologia, a fisiologia e a patologia da polpa dental e dos tecidos perirradiculares.
Ao sentir qualquer um desses incômodos, o melhor a fazer é procurar um dentista. Se for preciso fazer o tratamento de canal, quem vai cuidar da situação de preferência será o especialista no assunto, o endodontista.
Tratamento de Canal e suas etapas Com nome de vilão, o procedimento cuida da parte interna do dente e sempre deve ser realizado por um endodontista
A endodontia é contraindicada quando o diagnóstico de necrose pulpar é realizado tardiamente, pois pode já ter ocorrido grande reabsorção dental ou óssea(1). A hiperemia pulpar é o evento inicial do traumatismo em dente decíduo, uma vez que há a congestão dos capilares.
Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, e qualquer outro tipo de lesão, visando a manutenção do dente na cavidade bucal.
No tratamento endodôntico, o dentista remove o tecido danificado ou infetado substituindo-o por um enchimento especial que suportará a estrutura dentária restante. A endodontia ou desvitalização de um dente consiste em limpar o canal e preencher com um material biocompatível de modo a selar o dente desde a câmara pulpar até à ponta da raiz.
Seguidamente, é feito o preparo quimio-mecânico ou instrumentação do dente, ou seja, é removido todo o tecido orgânico alojado na polpa e interior dos canais, com o auxílio de uma espécie de limas próprias para o efeito, podendo este procedimento ser manual ou mecânico ( endodontia mecanizada ).
Ou seja, a endodontia é uma especialidade destinada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa, a raiz e os tecidos periapicais, que envolvem a raiz. É uma das áreas da odontologia fundamentais para a saúde da boca, principalmente para o sucesso dos tratamentos de reabilitação oral.
Entre estas consultas ou sessões de endodontia, o dente fica restaurado provisoriamente com um cimento adequado, até por fim ser substituído pela restauração definitiva ou reconstrução da coroa, quando a desvitalização se encontrar concluída.
Quais os sintomas de parasitas no corpo?
Qual a função do Direito Canônico?
Quem tem tireoide têm tontura?
Quando se dá o trânsito em julgado da sentença trabalhista?
O que são elementos implícitos?
Faz mal beber água do chuveiro?
Qual é a fórmula da força gravitacional?
Quem já teve hepatite B pode tomar cerveja?
Quais são os tipos de resíduos que existem?
Qual a importância do Estado na sociedade brasileira?
Qual o melhor dia para fazer exame de dosagem hormonal?
O que é aproveitamento no serviço público?
Para que serve a oração de São Manso e São Marcos?
Qual é a importância do cooperativismo?
Qual a ordem dos 4 evangelhos?