Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas. Estes processos estão dependentes de diferentes genes existentes nas células.
A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).
Hematopoiese no Período Intra-Uterino As primeiras células sanguíneas do ser humano surgem no período embrionário (pré-hepático), por volta da sétima ou oitava semana de vida. Daí até o quarto mês, a formação das células se faz em agrupamentos de células redondas localizadas no saco vitelínico.
É na medula óssea, encontrada na cavidade interna dos ossos, que ocorre a produção das células do sangue. Nesse local está a célula-tronco hematopoiética, responsável por essa produção. Depois que o elemento sanguíneo desempenhou a sua função e fica “velho”, ele sofre a morte celular espontânea, chamada de apoptose.
Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas.
Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias ou glóbulos vermelhos, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.
No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.
Hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado chamado de célula hematopoiética ou célula-tronco.
A hematopoese é um processo altamente dinâmico que compreende a produção, diferenciação, maturação e morte celular. Inicia-se na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases: período mesoblástico, hepato-esplênico e mielóide.
As células-tronco estão presentes principalmente na medula vermelha, presente no interior de ossos, como as vértebras e pelve. Durante a vida do indivíduo, as células-tronco vão efetuando a reposição dos elementos celulares velhos do sangue. A diferenciação das células do sangue ocorre de modo progressivo.
No sangue, também observamos, suspensas no plasma, as plaquetas que na realidade não se tratam de células e sim de fragmentos celulares. Neste texto, abordaremos melhor esses três componentes do sangue. Como dito no início do texto, as células sanguíneas são as hemácias e os leucócitos.
A velocidade da produção das células sanguíneas é controlada em função das necessidades do corpo. As células sanguíneas normais duram um tempo limitado (que pode ser de poucas horas a poucos dias, no caso dos glóbulos brancos, até 10 dias para as plaquetas e até 120 dias para os glóbulos vermelhos) e devem ser constantemente substituídas.
A velocidade da produção das células sanguíneas é controlada em função das necessidades do corpo. As células sanguíneas normais duram um tempo limitado (que pode ser de poucas horas a poucos dias, no caso dos glóbulos brancos, até 10 dias para as plaquetas e até 120 dias para os glóbulos vermelhos) e devem ser constantemente ...
Em que os indígenas ajudaram os portugueses?
Como os mapas digitais podem facilitar a vida da sociedade?
Como os povos antigos mediam o?
Como os biomas estão distribuídos no território brasileiro?
Como os judeus comemoram o aniversário?
Como é feito o ninho de marimbondo?
Qual a importância dos jogos cooperativos na escola?
Qual animal constrói sua própria moradia?
Como os materiais Sinteticos são descartados?
Como são feitos os mapas nos dias de hoje?
O que fazer no Dia do Amigo na educação infantil?
Qual objetivo de trabalhar dia e noite?