Lucro real para Construtoras Já no Lucro Real, o cálculo é feito com base no lucro contábil apresentado, após os ajustes de adições e exclusões permitidas por lei. A empresa só faz o recolhimento dos impostos quando apresenta lucro, porque, se houve prejuízo, não precisa fazer o recolhimento de nenhum imposto.
Para construtoras, o recolhimento de contribuições previdenciárias é separado, ainda que seja um pagamento unificado para empresas de outros setores. A tributação de toda essa carga tributária é uma alíquota efetiva de 5% a 21%, dependendo do faturamento do negócio.
Você deverá contabilizar todas as compras relacionadas à construção na Conta Construções em Andamento (AI) e após o término e o prédio AVERBADO você transferirá o saldo para a Conta Edifícios (AI), não esquecendo também de transferir o valor nominal do Terreno para esta conta.
Se for somente mão de obra, a apuração pelo Lucro Presumido irá considerar a base de cálculo de 32%. Já se for empreitada global, a apuração pelo Lucro Presumido irá considerar a base de cálculo de 8%.
6 principais impostos da construção civil
Sua contabilidade é muito parecida com as empresas de outros ramos, contudo, a diferença destaca-se no momento da apropriação dos custos e das receitas. As empresas do ramo imobiliário possuem plano de contas diferenciado dos demais ramos, tendo em vista as especificidades das incorporadoras.
Em geral as empresas da construção civil pagam IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ISS e contribuição previdenciária. Além de pagar os tributos, as empresas devem declarar ao fisco o faturamento, lucro, valor do imposto devido e pago, retenções, venda de imóveis, entre outras obrigações.
As incorporadoras hoje podem pagar seus tributos federais com um Regime Especial de Tributação popularmente chamado de RET, este regime tributa a receita bruta mensal das empresas em 1% para os projetos de incorporação de imóveis residenciais de interesse social, como exemplo o Minha Casa, Minha Vida, e em 4% para os ...
Como contabilizar aquisição de material de construção para reforma na sede da empresa?
MATERIAIS DIRETOS (MD): são materiais aplicados na produção, que fazem parte necessária da execução dos serviços. ... Gastos gerais e administrativos, quando não claramente relacionados com os serviços, não são incorporados ao custo dos mesmos.
Entre várias outras. A contabilidade para construtoras e incorporadoras é capaz de guiar o seu negócio a um caminho de sucesso dentro do ramo de construção civil, sem infringir a lei vigente e estando alinhada às atualizações do setor. E com isso, a Nova Azienda pode te ajudar!
A contabilidade, por si só, é uma atividade complicada e fundamental para o sucesso dos negócios. Mas a contabilidade para a construção civil, por sua vez, é ainda mais complexa e importante para o setor. Há muitos aspectos críticos envolvidos nessa atividade.
Mas assim que sua empresa crescer, vão precisar do auxílio de um contador devidamente habilitado. Nesse contexto, o ideal é tornar esse processo o mais ágil e eficiente possível. Por isso, a melhor maneira de como fazer a contabilidade de uma empresa é com ajuda de ferramentas online desenvolvidas para esse fim.
Plano de conta Para que possa entender melhor a contabilização das operações imobiliárias é necessário que seja analisado o plano de conta que se aplica a esta atividade imobiliária, assim a seguir está de forma resumida o plano de conta de uma construtora. 1 Ativo
Como o candidato deve se preparar e se comportar na entrevista de emprego?
Qual é o nome das pessoas que limpam as ruas?
Como deve se vestir o homem católico?
Qual o tipo de ação que tem prioridade na distribuição de dividendo fixo ou mínimo?
Qual o perfil dos profissionais que trabalham com floricultura?
Como funciona o Ultimate Team no FIFA 21?
Como funciona o VEM comum Recife?
Como saber quem trabalha nos Correios?
Como se chama quem faz portão?
O que significa o Velocino de Ouro?
Como transformar fração 2 3 em decimal?
Como depositar dinheiro no PicPay via boleto?