Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.
O processo pode ocorre em pequena escala (em laboratórios para análises de pequenos volumes de amostras) ou em escala industrial (como ocorre no processo de destilação do petróleo), contudo a base da técnica é a mesma, mesmo que os equipamentos sejam diferentes.
O processo de destilação fracionada, que já estudamos em postagens anteriores (relembre essa postagem clicando aqui !) é um dos processos mais utilizados na obtenção dos subprodutos do petróleo.
Como na destilação de petróleo bruto a alimentação do processo tem uma composição diversificada, as saídas de líquidos em intervalos dentro da coluna permitem a retirada de diferentes frações ou produtos com diferentes pontos de ebulição ou intervalos de ebulição.
Por isso, essa separação ocorre em frações de substâncias, ou seja, separa-se a mistura complexa do petróleo em misturas bem mais simples. O primeiro método utilizado para isso é a destilação fracionada, que se baseia na diferença das faixas das temperaturas de ebulição das frações do petróleo.
Quantas calorias tem um copo de vitamina de abacate com aveia?
Qual tecido posso usar para depilação?
Porque não pode comer frutas à vontade?
Quanto tempo leva para desaparecer os efeitos colaterais da fluoxetina?
Por que trememos depois de um grande susto?
Qual música e o marco reconhecido da bossa nova?
Quais as exigências para as empresas participarem do processo licitatório?
O que é bom para fortalecer os rins?
O que é substantivos e exemplos?
Qual signo Capricórnio combina mais?
O que e uma pessoa empreendedora?
Como ser cônsul do Brasil no exterior?
Pode guardar pó de café em pote de vidro?
O que entra no custeio variável?
O que a Bíblia fala sobre Simeão filho de Jacó?
Quem eram os pais de Maria Bonita?