Por definição, frentes de ar configuram um fenômeno climático resultante do encontro entre duas massas de ar. Geralmente, essas duas massas de ar possuem características e locais distintos.
A chuva frontal representa o encontro de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente.
o nome de duas massas de ar de diferentes temperaturas leva o nome de frente. Por exemplo quando uma massa de ar frio encontra uma massa de ar quente pode provocar nevoeiros, chuva e queda de temperatura.
Zona frontal: quando duas massas de ar de diferentes regiões de origem e, portanto com diferentes características, aproximam-se, formam uma zona de transição chamada zona frontal, caracterizada pelos elevados gradientes horizontais de temperatura e umidade (Kousky e Elias, 1982).
Por definição, uma frente é a divisa entre duas massas de ar com características distintas. Essas características podem ser de temperatura (fria ou quente), pressão, direção do vento e umidade, por exemplo.
Uma frente é definida como a fronteira entre duas massas de ar de diferentes temperatura e densidade. Elas não se misturam (imediatamente) devido às suas diferentes densidades. ... Existem quatro tipos de frentes: a frente fria, a frente quente, a frente oclusa e frente estacionária.
As frentes de ar são as zonas de contato entre duas diferentes massas de ar. Portanto, quando uma massa de ar quente e uma massa de ar fria encontram-se, forma-se, entre elas, uma frente, que adquirirá as características daquela massa que estiver preponderante em termos de comportamento climático.
As frentes quentes ocorrem quando uma massa de ar quente empurra uma massa de ar frio. As massas de ar quente tendem a passar por cima das massas de ar frio e, na região de contato entre elas, ocorre a condensação da água (passagem da água em estado gasoso para o estado líquido) formando as nuvens e chuvas.
Frente fria é a borda dianteira de uma massa de ar fria , em movimento ou estacionária. Em geral a massa de ar frio apresenta-se na atmosfera como um domo de ar frio sobre a superfície. ... Frente quente é a parte dianteira de uma massa de ar quente em movimento.
As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. Por sua vez as denominadas “frentes” são as zonas de transição quando se encontram duas massas de ar, e mais comumente são caracterizadas em frentes frias e quentes.
Geralmente, as características das massas de ar são muito simples: as oceânicas são úmidas - e as continentais, com raras exceções, secas; as tropicais e equatoriais são quentes - enquanto as temperadas e polares são frias. As massas de ar se classificam em três grandes grupos: massas equatoriais, massas tropicais e massas polares.
Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam.
Observação: o território brasileiro sofre a ação de cinco massas de ar. Três delas são mais atuantes durante todo o ano: a Equatorial Continental, a Tropical Atlântica e Polar Atlântica que, embora ocorra com mais frequência no inverno, quando entra no Brasil, como uma frente fria, pode ocorrer também em outros meses do ano.
Quanto ao local de origem, podemos classificá-las em “continental” ou “marítima”, quando se formam sobre continentes ou sobre o mar respectivamente. Quanto à latitude de origem, classificamos as massas de ar em “árticas”, “polares”, “tropicais” ou “equatoriais”.
Quais são os padrões de cardápios para UAN?
Como ter dois Chromes diferentes?
Como fazer banho de quartzo rosa?
Qual o valor relativo do algarismo 9?
Quanto custa uma AK-47 legalizada no Brasil?
Como identificar dificuldade respiratória em bebê?
Qual a melhor lixa para tirar tinta de carro?
Quantas proposições forma um silogismo?
Como ter mais armazenamento no iPhone de graça?
Qual a importância do baço para o nosso organismo?
Qual era a situação da Alemanha após a unificação?
Quando começa a Declaração Anual do MEI 2021?