A unificação alemã alterou completamente as estruturas de poder existentes na Europa, vigentes desde o Congresso de Viena de 1814 e 1815. A Alemanha transformou-se na nação hegemônica do continente europeu, e o desfecho da Guerra Franco-Prussiana amargou as relações entre as duas nações.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). O processo de reunificação da Alemanha ocorreu apenas no final da década de oitenta, com a queda do Muro de Berlim e a crise dos países de regime socialista.
Consequências da Unificação da Alemanha
Surgimento do império alemão; Rompimento do equilíbrio europeu vigente desde o Tratado de Versalhes; Aumento do revanchismo com a França; ... Surgimento da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria e Itália), um dos polos da Primeira Guerra Mundial.
A unificação alemã iniciou-se, de fato, a partir das ambições prussianas sobre dois ducados controlados pela Dinamarca: Holstein e Schleswig. Esses ducados, então administrados pelos dinamarqueses, perderam a autonomia com o rompimento da Dinamarca de um acordo assinado em 1852.
Em 1900, a Alemanha era a maior economia da Europa, superando o Reino Unido, sendo a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. De 1867 a 1878/9, o mandato de Otto von Bismarck até hoje o mais longo Chanceler reinante foi marcado pelo relativo liberalismo, mas depois se tornou mais conservador.
33 curiosidades que você vai gostar
A Alemanha era um dos países que recebia grande quantidade de investimentos oriundos da economia estadunidense, com a quebra da bolsa, o envio de capitais para os alemães cessou. A situação da Alemanha piorou drasticamente, cerca de 80% da população alemã estava desempregada.
Ficou conhecido pela imposição de condições rigorosas à Alemanha. O Tratado de Versalhes foi o mais famoso dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Nele, ingleses e franceses impuseram os termos da rendição alemã no dia 28 de junho de 1919 após longos meses de deliberações.
Entre 1866 e 1870, após uma série de conflitos, as cidades de Veneza e Roma foram finalmente anexadas ao novo governo. A unificação da Itália teve seu fim no ano de 1929, quando após anos e anos de resistência da autoridade papal, o tratado de Latrão completou a formação da nação italiana.
As principais causas da unificação foram:
- Necessidade de unificar a cobrança de impostos e taxas, além da criação de regras aduaneiras (importação e exportação) em todo território germânico. - Necessidade das empresas de criação de infraestrutura (principalmente estradas de ferro).
Quais são os diferentes tempos?
O que aconteceu com o pai de cirila?
O que pode ser quando o cachorro fica desanimado?
Como funciona o sensor de presença?
Qual é a cidade mais bonita do Paraná?
Quais os principais conflitos étnicos?
O que acontece se tomar 2 comprimidos de dipirona de uma vez?
São característica dos direitos difusos?
Como esquentar marmita de isopor no forno?
Como atualizar TV LG pelo pen drive?
Quando se perde peso os seios diminuem?
Qual o significado fundamental da Pedagogia Histórico-Crítica?
Quais as frutas que têm mais potássio?
Quantos quilos tem uma toalha de banho?
Qual o leite mais saudável para o consumo?
Como baixar certificado digital gratuito?
Como colocar uma imagem como ícone de um Atalho?
Quando a atividade intelectual pode ser considerada empresarial?