No primeiro mês, o paciente perde, em média, 10% de seu peso. Já no segundo mês a perda de peso média corresponde a 6% do peso inicial, passando a aproximadamente 4% no terceiro mês. Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial.
Na cirurgia bariátrica bypass gástrico em Y de Roux a pessoa perde em torno de 10% do seu peso no primeiro mês, já no segundo mês a perda média é de 6% do peso inicial. No terceiro mês a perda é de aproximadamente 4%, totalizando 20% do objetivo do tratamento.
Boa parte dos pacientes emagrece quando faz a cirurgia, depois volta a engordar, ganha quase todo o peso que perdeu. O que explica isso é a diminuição de um hormônio que fica no intestino e avisa ao cérebro que estamos saciados. Se esse aviso demora a chegar, a pessoa continua comendo.
O efeito platô é mais comum de acontecer após 6 meses de dieta de restrição calórica, sendo, por isso, importante que a pessoa seja acompanhada por um nutricionista de modo a não só evitar o efeito platô, mas também deficiências nutricionais.
A cirurgia bariátrica acontece a partir da retirada de parte do estômago ou intestino do paciente. O objetivo dessa abordagem cirúrgica é justamente diminuir a quantidade de calorias que são absorvidas, o que leva, portanto, ao emagrecimento.
Em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos a fazer pacientes com IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico ...
Um dos maiores temores do paciente que se submete à Cirurgia Bariátrica é recuperar o peso perdido. A maioria dos pacientes passou por inúmeros tratamentos prévios à Cirurgia Bariátrica, alguns bem sucedidos, outros nem tanto, mas todos com a enorme frustração de não conseguir sustentar os resultado a médio e longo prazo.
Aplico o mesmo raciocínio da vida equilibrada no pós-operatório de cirurgia bariátricas com o fumo após cirurgias de ressecção de pulmão por câncer. Parar de fumar é obrigatório após as cirurgias do pulmão e estilo de vida equilibrado após cirurgias bariátricas são excelente complemento!
Para melhor entender os diversos tipos e indicações de cirurgias bariátricas e metabólicas, sugiro que leiam a coluna de dezembro do ano passado aqui. O bypass gástrico e a GV perfazem cerca de 90 a 95% das operações feitas no Brasil e será sobre estas duas que discutirei a perda de peso pós-operatória.
Além de uma perda de peso menor que o bypass, os pacientes com uma GV tem chance maior as longo prazo de reganho de peso por diversas razões fisiológicas pertinentes a cada procedimento.
Quais são as principais regiões da Ásia?
São medidas de controle de risco elétrico?
Como avaliar funções executivas?
Porque ansiedade ataca mais à noite?
Quem causou a morte da mulher de Eric?
Porque o Walmart mudou de nome?
O que fazer quando seu nome é usado como laranja?
Qual é a função do Banco do Brasil?
Qual é a fiança para Lei Maria da Penha?
O que é a depreciação na contabilidade?
Como tirar o amarelado da barba branca?
Pode fazer vistoria antes do Habite-se?
Qual é o tipo do Pokémon Gligar?
O que acontece quando o INSS indefere pedido de auxílio-doença?