O que é o comportamento: O comportamento é um termo que caracteriza toda e qualquer reação do indivíduo, animal, órgão ou instituição perante o meio em que está inserido. ... Do ponto de vista psicológico, o comportamento é o modo de agir do ser humano perante o seu ambiente.
O comportamento é a maneira de se comportar (reagir, portar-se). Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno. Existem diversos modos de comportamento, que variam consoante as circunstâncias em questão.
Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..
Nas palavras de Skinner (1953): O comportamento é um assunto difícil, não porque é inacessível, mas porque é extremamente complexo. Desde que é um processo, e não uma coisa, não pode ser facilmente imobilizado para observação.
JC Todorov. A Psicologia é o estudo de interações comportamento-ambiente, qualquer que seja a abordagem que você prefira. ... Confundir comportamento com operante tem levado a que alguns autores definam comportamento como a interação organismo-ambiente (Todorov, 2012).
17 curiosidades que você vai gostar
A definição de comportamento como interação entre organismo e ambiente encontrada em publicações recentes é questionada. ... Definições e usos do termo comportamento encontrados na literatura sobre análise do comportamento e incompatíveis com aquela definição são apresentados.
Comportamento não está no organismo, é parte daquilo que o organismo faz (Skinner, 1938) e, como tal, não pode ser a interação entre um e outro evento. ... O conceito de comportamento deve se diferenciar do conceito de contingência.
Define-se "comportamento" como a relação entre estímulo e resposta. ... Além disso, para o behaviorismo radical emoção e sentimentos são comportamentos e que podem ser parcialmente observáveis através da análise dos comportamentos verbal e não-verbal do sujeito.
Comportamento é o observável e, por definição, observável pelo outro, isto é, externamente observável. Comportamento, para ser objeto de estudo do behaviorista, deve ocorrer afetando os sentidos do outro, deve poder ser contado e medido pelo outro.
O comportamento consciente é aquele realizado logo após um processo de pensamento, como quando cumprimentamos alguém que conhecemos ao encontrar com esta pessoa na rua. Já o comportamento inconsciente é toda atitude que realizamos sem parar para refletir sobre ela.
Para os psicólogos que utilizam essa escola, existem dois tipos de comportamentos: o respondente e o operante. No comportamento respondente, o indivíduo comporta-se involuntariamente. Já no operante, o indivíduo apresenta consciência de seu comportamento.
Como exemplos: no seu aprendizado, na sua relação, etc.. O comportamento pode aparecer em uma criança de uma forma agressiva diante de seus brinquedos ou quando estão brincando com outras crianças ou de uma atitude que gere essa agressão por exemplos: verbal, dirigidas etc..
Registro, em geral, tem o sentido de notação por escrito, ou de outra forma qualquer que permita análise posterior pelo terapeuta, acerca dos comportamentos alvo da queixa, já previamente identificados e especificados pelo clínico comportamental com o auxílio do próprio cliente.
É a forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.
A análise comportamental é uma avaliação dos comportamentos dos indivíduos. Ela estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações. A maioria dos testes comportamentais se baseia em perfis.
Principais conceitos do Behaviorismo
Os principais tipos de Behaviorismo são o Behaviorismo metodológico, influenciado pelo trabalho de John B. Watson, e o Behaviorismo radical, que foi iniciado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner.
Os processos de condicionamento são os pressupostos básicos do Behaviorismo Radical. A partir deles busca-se explicar toda complexidade comportamental do ser humano. A relação comportamento-ambiente é a síntese da natureza humana para esta abordagem.
As causas do comportamento
Na psicologia comportamental, o comportamento é determinado pela relação de dois fatores básicos: a genética (que faz com que pertençamos a uma espécie) e ao ambiente (a história que o organismo – o individuo neste caso – foi exposto).
Para fins didáticos e também para a produção de conhecimento, segundo Todorov (2007), o ambiente é categorizado em externo (físico e social) e interno (biológico e histórico).
Segundo os autores Arthur Staats e Carolyn Staats (1973), encadeamento é uma seqüência de respostas que pode produzir, ou então, alterar algumas variáveis que controlam outra resposta e o resultado disso é chamado cadeia.
A análise experimental do comportamento busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais (variáveis de contexto - Staddon, 1973), manipulando variáveis independentes (mudanças no ambiente) e observando os efeitos em variáveis dependentes (mudanças no comportamento).
O nível filogenético refere-se ao desenvolvimento de comportamentos específicos das espécies [species-specific behavior] durante o tempo de vida das espécies. O nível ontogenético refere-se ao desenvolvimento e manutenção de formas mais flexíveis de comportamento durante o tempo de vida de um organismo individual.
A concepção de Homem no Behaviorismo Radical de Skinner: um compromisso com o bem da cultura. ... Segundo esse modelo, o comportamento humano evolui através das interações entre três níveis de variação e seleção (filogênese, ontogênese e cultura).
Ao mapeamento das estruturas psíquicas dá-se o nome de topografia mental ou psicologia topográfica. É uma representação estática dos componentes da psique, designando a localização de cada um deles.
É preciso Chapiscar a parede antes de rebocar?
Qual a vantagem de usar o euro?
Tem competência para julgamento para qualquer ação de despejo?
O que saber antes de fazer luzes no cabelo?
Tem como cachorro engravida gato?
Quantos anos o Vasco tá sem ganhar Libertadores?
O que aconteceu com o emprego na pandemia?
Onde está escrito no princípio era o Verbo e O Verbo era Deus?
Como conseguir passagem de graça para jovens?
Qual a divisão para fazer morena iluminada?
O que significa a palavra Danal?
O que é um choque hemorrágico?
Como tratar a água para beber?
Quais são os principais grupos de materiais compósitos e como se distinguem entre si?