Qual o tecido encontrado nas esponjas?

Pergunta de Filipe Pinheiro em 02-06-2022
(47 votos)

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Qual o tecido é encontrado nas esponjas?

As espículas são espinhos de carbonato de cálcio ou sílica, que são usadas para estrutura e defesa. O meso-hilo é uma matriz extracelular onde as células se estruturam, semelhante a um tecido conjuntivo (note que não existe tecido verdadeiro em esponjas, as células são relativamente independentes.


Quais são as 3 camadas corporais existentes nas esponjas?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

Porque as esponjas não possuem tecidos verdadeiros?

Os poríferos são animais muito simples e que não possuem células organizadas em tecidos verdadeiros, assim, essas células apresentam certa independência. Esses animais são sésseis e filtradores, ou seja, não se locomovem e retiram as partículas necessárias para a sua sobrevivência do ambiente aquático.

Quais são os tipos de células de uma esponja?

Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.

ZOOLOGIA - PORÍFEROS (ESPONJAS)


43 curiosidades que você vai gostar

Como são classificadas as esponjas?

Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Qual o tipo celular encontrado nas esponjas que tem uma grande similaridade com as células dos protistas coanoflagelados?

Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.

Porque os poríferos não são considerados animais verdadeiros?

Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia.

Quem não possui tecido verdadeiro?

Apenas os poríferos não possuem tecido verdadeiro; Possuem celoma, uma cavidade importante no processo do desenvolvimento embrionário, no qual ajuda a formar partes importantes do corpo, como a boca e o ânus.

Quanto as esponjas é correto afirmar que?

Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas. b) Possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas CaCO3 ou silicosas. c) Não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.

Quais são os 3 principais tipos celulares encontrados nas esponjas e suas respectivas funções?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?

Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.

Qual o sistema Circulatorio dos poríferos?

Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.

É verdade que todas as esponjas são aquáticas?

Todas as esponjas são aquáticas pois são do filo Porifera. Não possuem tentáculos, se alimentam de partículas dissolvidas em água que circulam por seu corpo. Possui poros denominados de porócitos por onde entra a água. Os coanócitos são células com flagelos que permitem a circulação da água.

Onde são encontrados os pinacócitos?

Os pinacócitos são células de revestimento que formam a pinacoderme nas esponjas. Têm forma poligonal, são finas, coriáceas e estreitamente ligadas.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

O que significa não ter tecido verdadeiro?

Tecidos que atuam formando órgãos nos animais e nas plantas. Se caracterizam por possuírem células organizadas e diferenciadas. Fungos, bactérias e protozoários não possuem tecidos verdadeiros.

Qual grupo de animais não formam tecidos?

Parazoa: Animais que não possuem tecidos verdadeiros. Como exemplo existe apenas o filo dos Poríferos; Eumetazoa: Animais que possuem tecidos verdadeiros.

É verdade que o coração é um exemplo de tecido?

O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. Esse órgão realiza contrações e relaxamentos que seguem um ritmo cíclico.

Porque algumas pessoas acreditam que as esponjas não devem ser consideradas animais verdadeiros?

As células do corpo das esponjas apresentam mesmo um certo grau de independência, sem coordenação por células nervosas. Não apresentam, portanto, tecidos verdadeiros, nem sistemas de órgãos.

Que argumentos você usaria para afirmar que as esponjas poríferos são animais?

Anatomia dos Poríferos

As esponjas são animais que não possuem órgãos, sistemas ou tecidos. Seus corpos são formados por aglomerados de células de diferentes tipos (que não se agrupam ou se regionalizam para formar tecidos) e que desempenham diferentes funções.

Por que os poríferos são classificados como seres Parazoários?

02 E Os espongiários são parazoários, pois não possuem teci- dos verdadeiros, já que o seu desenvolvimento embrioná- rio é concluído na fase de blástula. 03 a) Os poríferos são considerados um filo atípico no reino Metazoa porque são animais formados por diferentes células, mas não apresentam tecidos verdadeiros.

Quais são os tipos celulares especializados?

São eles: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.O tecido epitelial. Os tecidos epiteliais (Figs. ... As células tronco e suas possíveis aplicações terapeuticas. ... As células musculares. ... As células adiposas.

Qual a função dos tipos celulares de porifera?

Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.

Que tipo de estruturas formam o esqueleto das esponjas?

O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginas. As esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos.



Outras questões

Como fazer o símbolo do primeiro?

Qual é a menor praia do mundo?

Por que sons da natureza nos acalmam?

Como fazer limpador de tela caseiro?

Porque causa pressão baixa?

São características comuns a cada direito humano?

Como limpar o sofá de tecido claro?

Como recomeçar do zero depois de uma traição?

Qual o tempo de vida de um cachorro Vira-lata?

Qual o valor de uma Range Rover hoje?

O que não quebra a cetose?

Quem é vegano pode comer ovo?

São elementos constituintes do livro caixa?

Quantos km é considerado corrida?

Qual é a deusa da maternidade?

O que é a capitalização de juros?

Qual o valor do acerto de 3 meses?

Qual a profissões que tem o maior salário no mundo?

Qual é o inverso?

Porque Cronos castrou seu pai?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com