As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.
As espículas são espinhos de carbonato de cálcio ou sílica, que são usadas para estrutura e defesa. O meso-hilo é uma matriz extracelular onde as células se estruturam, semelhante a um tecido conjuntivo (note que não existe tecido verdadeiro em esponjas, as células são relativamente independentes.
A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.
Os poríferos são animais muito simples e que não possuem células organizadas em tecidos verdadeiros, assim, essas células apresentam certa independência. Esses animais são sésseis e filtradores, ou seja, não se locomovem e retiram as partículas necessárias para a sua sobrevivência do ambiente aquático.
Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.
43 curiosidades que você vai gostar
Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.
Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.
Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia.
Apenas os poríferos não possuem tecido verdadeiro; Possuem celoma, uma cavidade importante no processo do desenvolvimento embrionário, no qual ajuda a formar partes importantes do corpo, como a boca e o ânus.
Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas. b) Possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas CaCO3 ou silicosas. c) Não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).
Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.
Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.
Todas as esponjas são aquáticas pois são do filo Porifera. Não possuem tentáculos, se alimentam de partículas dissolvidas em água que circulam por seu corpo. Possui poros denominados de porócitos por onde entra a água. Os coanócitos são células com flagelos que permitem a circulação da água.
Os pinacócitos são células de revestimento que formam a pinacoderme nas esponjas. Têm forma poligonal, são finas, coriáceas e estreitamente ligadas.
Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.
Tecidos que atuam formando órgãos nos animais e nas plantas. Se caracterizam por possuírem células organizadas e diferenciadas. Fungos, bactérias e protozoários não possuem tecidos verdadeiros.
Parazoa: Animais que não possuem tecidos verdadeiros. Como exemplo existe apenas o filo dos Poríferos; Eumetazoa: Animais que possuem tecidos verdadeiros.
O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. Esse órgão realiza contrações e relaxamentos que seguem um ritmo cíclico.
As células do corpo das esponjas apresentam mesmo um certo grau de independência, sem coordenação por células nervosas. Não apresentam, portanto, tecidos verdadeiros, nem sistemas de órgãos.
Anatomia dos Poríferos
As esponjas são animais que não possuem órgãos, sistemas ou tecidos. Seus corpos são formados por aglomerados de células de diferentes tipos (que não se agrupam ou se regionalizam para formar tecidos) e que desempenham diferentes funções.
02 E Os espongiários são parazoários, pois não possuem teci- dos verdadeiros, já que o seu desenvolvimento embrioná- rio é concluído na fase de blástula. 03 a) Os poríferos são considerados um filo atípico no reino Metazoa porque são animais formados por diferentes células, mas não apresentam tecidos verdadeiros.
São eles: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.O tecido epitelial. Os tecidos epiteliais (Figs. ... As células tronco e suas possíveis aplicações terapeuticas. ... As células musculares. ... As células adiposas.
Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.
O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginas. As esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos.
Como saber se a conta é corrente ou poupança Neon?
Como faço para renovar matrícula?
Quando o vencimento do boleto cai no feriado?
Como saber se sua amiga sente atração por mim?
Que tipo de rosto combina com cabelo chanel?
Como se escreve o plural de baú?
Que que é pagamento retroativo?
O que que significa corresponsabilidade?
Como calcular o volume de uma lixeira?
Quais são os tipos de conta conjunta que existe?
O que significa catalisador no sentido figurado?
Qual é o agente causador da rubéola?
Quanto tempo demora a análise de documentos do Prouni?