Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.
Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio.
2 - Como saber se o raio caiu perto? A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor.
24 curiosidades que você vai gostar
Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.
Mas afinal, qual a chance de ser atingido por um raio? Bem, esse índice varia em cada país, mas o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estima que essa probabilidade é de 1 em 1 milhão no Brasil.
As ondas sonoras (ou seja, o som) geradas pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera são denominadas trovões. O trovão é o efeito sonoro da expansão do ar quando este é aquecido pela passagem do raio. O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar.
Chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Cachorros de grande porte, e também aqueles com pelos longos ou duplos, acumulam facilmente a eletricidade estática, o mesmo que ocorre quando vestimos um suéter ou levamos um choque na porta do carro se não estivermos usando sapatos com sola de borracha, diz ele.
"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.
Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.
Como não ser atingido por um raioFicar afastado a mais de 2 metros de objetos altos, como postes, árvores ou quiosques;Não entrar em piscinas, lagos, rios ou no mar;Evitar segurar objetos altos, como guarda-chuva, vara de pesca ou guarda-sol;Ficar longe de tratores, motos ou bicicletas.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade.
Não. “Nem mesmo quem tem marca-passo, pino ou outras estruturas metálicas espalhadas pelo corpo, como dizem por aí”, afirma Osmar Pinto Jr., pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O que ocasiona a atração são as condições a que a pessoa se expõe.
Quais os perigos do raio ou relâmpago
Como o relâmpago é, na realidade, uma descarga elétrica entre duas nuvens, não oferece nenhum perigo para os seres vivos que habitam a superfície terrestre; por outro lado, o raio pode ser catastrófico e ocasionar incêndios, morte e destruição.
A conclusão é que tomar um banho, enquanto está chovendo muito, é uma péssima ideia. Mesmo se o chuveiro não for elétrico, os encanamentos também podem ser condutores. A água pode favorecer a condução dessa corrente elétrica e o corpo humano molhado acaba ficando menos resistente à eletricidade.
Apesar disso, ela está curiosa e quer saber: afinal, por que troveja quando chove? Para descobrir a resposta, fui conversar com o geofísico Osmar Pinto, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ele explicou que o trovão nada mais é do que o barulho do raio.
No hebraico, qol, “a voz , já no grego temos a palavra bronte "trovão". Os usos incluem referências literais a esse fenómeno meteorológico, as figuras da voz e do poder de Deus, um símbolo de julgamento através de meios naturais e sobrenaturais.
Essa probabilidade aumenta em até 2,5 vezes se você estiver desprotegido em uma área descampada durante uma tempestade típica, que produz cerca de três raios por minuto - neste caso, em apenas 30 minutos, a probabilidade de morrer atingido por um raio é em torno de um em 10.000, similar à de sofrer um acidente aéreo.
Mesmo que a maior parte da corrente do raio leva outros caminhos para a terra, o sistema elétrico da casa vai experimentar o aumento significativo da corrente causando danos potencialmente significativos para qualquer coisa ligada ao sistema elétrico/eletrônico.
Segundo Sílvio Dahmen, professor de Física da Universidade Federal o Rio Grande do Sul, é apenas uma questão de probabilidade: “Como há vários locais onde os raios podem atingir, e isso depende de condições atmosféricas ideais, é muito pouco provável que dois raios sejam observados atingindo um mesmo local”.
- se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão; - durante a tempestade, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; - evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular);
Há uma ideia de que usar fones de ouvido no celular enquanto ele carrega traria mais riscos de acidente, pelo fato de o acessório se tornar um "condutor" do choque elétrico. O professor comenta que "depende da construção do fone de ouvido, e se pode haver partes metálicas em contato com com o corpo.
Quais são os pontos extremos da América do Sul?
Estou com a garganta inflamada posso tomar azitromicina?
O que fazer para tirar ferrugem de bijuterias?
Quem foi o maior gênio da matemática?
Como escrever abreviação de senhora no teclado?
O que acontece se não atualizar o cadastro do Bolsa Família?
Quando o inquilino não pode ser despejado?
Quantos segundos o goleiro possui para fazer uma reposição de bola em jogo?
Qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular depois dos 40?
Quanto tempo demora para limpar a ficha criminal?
O que é mais resistente vidro ou acrílico?
O que é curandeirismo e charlatanismo?