Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.
Manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele; Dor nos ossos e nas articulações; Aumento da frequência de infecções, principalmente urinária; Perda de peso sem causa aparente.
Manchas na pele
O câncer pode provocar alterações na pele, como manchas escuras, pele amarelada, manchas vermelhas ou roxas com bolinhas e pele áspera que causa coceira.
A maioria dos sintomas da leucemia é comum a várias doenças; por isso, o primeiro exame que o pediatra costuma pedir é o hemograma completo. Alterações na contagem dos diferentes tipos de células sanguíneas e na aparência dessas células ao microscópio geralmente fazem o médico suspeitar de leucemia.
As alterações esperadas no hemograma de um indivíduo com leucemia são contagens altas ou baixas de leucócitos, neutropenia, anemia e plaquetopenia. Além disso, são encontradas células leucêmicas no sangue, com diminuição da contagem de células normais.
39 curiosidades que você vai gostar
O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
O câncer de pele tem sintomas!
Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta. Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção.
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
As leucemias podem ser confundidas com infecções ou com anemias, o que dificulta no diagnóstico precoce. A diferença entre leucemia aguda mieloide ou linfoide exige a avaliação laboratorial mais detalhada dos blastos.
De acordo com o Dr. Massumoto, no caso das leucemias agudas, é possível que as alterações ocorram em menos de 30 dias. Por isso o diagnóstico precoce é muito importante. Assim que os níveis das células do sangue passam a ter importantes modificações, o paciente apresenta os sintomas da leucemia.
Depois de bater o corpo em alguma superfície ou até após uma queda, é normal que algumas manchas roxas apareçam pela pele. No entanto, quando esses sinais surgem sem que você se lembre de como foram parar lá, é importante procurar ajuda médica para saber se eles representam algum risco à saúde.
Sangramentos e manchas roxas na pele
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele).
Outras possíveis causas de hematomas são:
Deficiências de vitamina B12, vitamina C ou vitamina K; Doença de Von Willebrand, hemofilia e alterações da função plaquetária; Abuso de álcool; Desnutrição.
A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista. É que alterações são assunto sério: sejam as tão famosas sardas ou uma pinta irregular que você nunca tinha visto antes.
Uma pinta normal não sofre modificações. “As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno”, explica a médica Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Os principais sintomas do câncer de pele são: Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Veja se a mancha está no pescoço ou no ombro.
A maioria dos chupões aparece na pele que fica acima das clavículas. Como é difícil ferir essa região por acidente, provavelmente se trata de um chupão mesmo. Geralmente, quem fica com chupões tenta disfarçar usando acessórios ou peças de roupa estratégicas.
Hematomas surgem com frequência em você? Isso pode ser sintoma de uma dessas doençasTrombocitopenia. Por este nome é conhecido qualquer distúrbio no qual uma quantidade anormalmente baixa de plaquetas é registrada. ... Doença de Von Willebrand. ... Hemofilia. ... Lúpus. ... Cirrose. ... Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) ... Leucemia.
Se esses hematomas estão ocorrendo com frequência maior e são preocupantes para você, o médico indicado para te avaliar é um hematologista.
A maioria das pessoas que contraem leucemia mieloide aguda não têm fatores de risco conhecidos, por isso não há maneira de prevenir as leucemias. O tabagismo é o fator de risco controlável mais significativo para a leucemia mieloide aguda, e parar de fumar reduz o risco de uma pessoa contrair a doença.
O prognóstico da LNC é muito variável, podendo ir de 6 meses a 20 anos de sobrevida. O único tratamento atualmente considerado curativo é o transplante de medula óssea alogênico.
A sobrevida mediana é um termo estatístico que indica os 50% da amostra que apresentam determinada característica. A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos.
Os vasos sanguíneos dos olhos podem ser afetados, escurecendo a visão ou até mesmo com perda de visão. Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar.
Atrito da pele e depilação podem causar manchas nas axilas
“São inúmeras as causas para as manchas nas axilas. O aspecto escurecido pode surgir depois de alergias ou atrito em pessoas predispostas, especialmente depois de ganho de peso”, afirma a dermatologista Gisele Viana.
Porque eu rio por qualquer coisa?
Qual o plural da palavra avelã?
Como vender um imóvel no exterior?
Qual a importância do ajuste de doses de medicamentos para pacientes com função renal alterada?
Como se escreve corretamente canjica?
Qual o valor para tirar o Crea?
Como cadastrar biometria no Caixa Eletrônico Itaú?
Qual a diferença entre polo é polo?
Quando se faz a troca do fluido de freio?
Como deve ser o perfil do profissional que trabalha no Pronto-socorro?
O que define a posse de um imóvel?
Como faço para colocar Bina no meu telefone?